INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA LÚDICA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: EXPLORANDO O CORPO HUMANO

Autores

  • Andrelissa Gorete Castanha Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (ICB-USP)
  • Patrícia Franchi de Freitas Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Professora doutora vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
  • Leide Daiane Mascarello do Nascimento Mestre na Universidade Tecnologica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v20i32.21920
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Sistemas Biológicos, Ensino Lúdico, Ciências, Educação Especial

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem por objetivo preparar futuros profissionais que atuarão na educação básica nas disciplinas de Ciências e Biologia.O projeto “Explorando o Corpo Humano” foi planejado, elaborado e desenvolvido como atividade de intervenção pedagógica, junto à sala de recursos multifuncionaisdo Colégio Estadual José de Anchieta. O público-alvo alcançou 4 alunos dentre os 14 que estavam matriculados na sala de recursos multifuncionais. Através de um estudo quanti-qualitativo, utilizando-se da aplicação de dois questionários: antes e após a realização da aula com o jogo didático, foi possível mensurar o rendimento de cada aluno. Por conta disso, os jogos didáticos aqui desenvolvidos possibilitaram a obtenção de bons resultados na compreensão dos conteúdos pelos discentes participantes. Além disto, trouxeram uma metodologia nova, com a qual os discentes não estavam habituados e com isso, eles se mostraram muito receptivos e se sentiram muito estimulados e motivados com as novas ideias, o que proporcionou uma ação educacional muito mais efetiva.

Biografia do Autor

Andrelissa Gorete Castanha, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (ICB-USP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

Mestranda no Programa de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Patrícia Franchi de Freitas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Professora doutora vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Possui graduação em Biologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia, Biologia Celular e Tecidual, Histologia e Embriologia (Humana, Geral e Comparada) e Biologia do Desenvolvimento.

Leide Daiane Mascarello do Nascimento, Mestre na Universidade Tecnologica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

Possui graduação em Ciências Biológicas - CEI - Centro Educacional Integrado (2005). Pós graduada em Gestão, orientação, supervisão educacional e em Neuropedagogia. Mestre do programa em Agroecossistema da Instituição Universidade Tecnologica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. 

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

CASTANHA, A. G.; DE FREITAS, P. F.; MASCARELLO DO NASCIMENTO, L. D. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA LÚDICA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: EXPLORANDO O CORPO HUMANO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 20, n. 32, p. 60, 2019. DOI: 10.48075/rfc.v20i32.21920. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/21920. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos