FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: SINGULARIDADES EXPRESSAS PELOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFRGS

Autores

  • Julian de Camargo Milone Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clarice Salete Traversini Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.22638
Agências de fomento
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Licenciados. Formação docente. Inclusão escolar.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar potencialidades e fragilidades da formação dos egressos da UFRGS para a docência com alunos de inclusão escolar. Seleciona-se como lentes teóricas as noções de formação para a docência escolar e os processos de (in)exclusão na perspectiva da formação e exercício da docência. Para tanto, aplicou-se um questionário a licenciados das 15 licenciaturas da UFRGS, entre 2012/1 e 2016/2, totalizando 1655 egressos e obtendo-se o retorno de 29,8%. Os resultados mostram que, embora classifiquem de forma positiva a sua formação para a docência, avaliam como insuficiente a sua formação para a inclusão escolar e ressaltam a importância de mais atividades práticas durante a formação. Conclui-se que, ainda que sejam oferecidas poucas disciplinas destinadas ao estudo dos processos inclusivos, os egressos idealizam o seu curso como suficiente para a completude da sua formação docente.

 

Biografia do Autor

Julian de Camargo Milone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física pela UFRGS, Especialista em Gestão Educacional pela PUC-RS e Mestrando em Educação do PPG-EDU - UFRGS.

Clarice Salete Traversini, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Disciplinamento (GPED) e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS/CNPq.

Downloads

Publicado

27-05-2020

Como Citar

MILONE, J. de C.; TRAVERSINI, C. S. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: SINGULARIDADES EXPRESSAS PELOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFRGS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 09, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i34.22638. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/22638. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos