FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: SINGULARIDADES EXPRESSAS PELOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.22638Palavras-chave:
Licenciados. Formação docente. Inclusão escolar.Resumo
O presente estudo objetiva analisar potencialidades e fragilidades da formação dos egressos da UFRGS para a docência com alunos de inclusão escolar. Seleciona-se como lentes teóricas as noções de formação para a docência escolar e os processos de (in)exclusão na perspectiva da formação e exercício da docência. Para tanto, aplicou-se um questionário a licenciados das 15 licenciaturas da UFRGS, entre 2012/1 e 2016/2, totalizando 1655 egressos e obtendo-se o retorno de 29,8%. Os resultados mostram que, embora classifiquem de forma positiva a sua formação para a docência, avaliam como insuficiente a sua formação para a inclusão escolar e ressaltam a importância de mais atividades práticas durante a formação. Conclui-se que, ainda que sejam oferecidas poucas disciplinas destinadas ao estudo dos processos inclusivos, os egressos idealizam o seu curso como suficiente para a completude da sua formação docente.
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