CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE PROFESSORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR, BRASIL

Autores

  • Lirane Elize Ferreto
  • Maria Elizabeth Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v11i13.7612

Resumo

A educação em saúde bucal no ambiente escolar é uma opção promissora para o processo de educação em saúde, devido à facilidade de aprendizagem por parte da população infantil. O objetivo da pesquisa foi identificar os conhecimentos e práticas em saúde bucal de professores dos centros municipais de educação infantil de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Utilizou-se da metodologia estudo de caso, entrevistando-se 26 professoras de CMEIs do município com auxílio de um roteiro de questões. Os dados socioeconômicos e demográficos foram descritos quantitativamente e os dados qualitativos foram analisados a partir de analogias, comparando-se com a teoria e outros dados da literatura. Concluiu-se que as professoras possuem um conhecimento superficial sobre o tema saúde bucal, com inexpressiva prática sobre o tema em sala de aula. É necessário investir em formação/orientação dos profissionais de educação, sobre o tema saúde bucal, para que sintam segurança ao abordar esse assunto em sala de aula. Sugere-se que estes sejam ofertados em forma de programas educativos ministrados por cirurgiões dentistas. Aponta-se a necessidade da parceria dos profissionais de saúde para atuarem dentro da escola.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERRETO, L. E.; FAGUNDES, M. E. CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE PROFESSORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR, BRASIL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 11, n. 13, p. 143, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v11i13.7612. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7612. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos