UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: A COMPREENSÃO DA REPRESENTAÇÃO DO RELEVO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mauricio Rizzatti
  • Roberto Cassol
  • Natália Lampert Batista
  • Gabriela Dambrós

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v10i1.13736
Agências de fomento
PROLICEN - UFSM

Resumo

A abordagem do relevo, por meio de recursos geotecnológicos e cartográficos pode ampliar o interesse dos alunos e auxiliar o entendimento da realidade que o cerca. Neste contexto, teve-se como objetivo relatar uma experiência de ensino desenvolvida com alunos de 6º ano da E.M.E.F. J/AO CAIC “Luizinho de Grandi” localizada em Santa Maria, RS, Brasil. Como objetivos específicos têm-se: identificar a motivação dos alunos nas etapas de elaboração do mapa de relevo em meio analógico (maquete) e digital (QGIS), verificar o entendimento da representação do relevo por meio da construção do mapa hipsométrico e despertar a criatividade e o interesse pelo uso de recursos tecnológicos para fins de aprendizagem. Para isso desenvolveu-se uma sequência didática. Constatou-se que a sequência didática desenvolvida contribuiu com o aprendizado dos alunos, com o aprimoramento e/ou desenvolvimento das noções cartográficas e de representação do relevo, fazendo com que compreendam de modo mais profundo como se dá a representação da superfície terrestre em meio digital. Portanto, destaca-se a contribuição das geotecnologias para o ensino da representação do relevo, que perpassa a leitura do espaço geográfico e a aprendizagem da Geografia

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Publicado

22-07-2017

Como Citar

RIZZATTI, M.; CASSOL, R.; LAMPERT BATISTA, N.; DAMBRÓS, G. UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: A COMPREENSÃO DA REPRESENTAÇÃO DO RELEVO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 10, n. 1, 2017. DOI: 10.48075/geoq.v10i1.13736. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/13736. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos