RELAÇÕES DA PRODUÇÃO E INSTALAÇÃO DE POÇOS NO CANTO DO AMARO COM INDICADORES ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN

Autores

  • João Paulo Silva dos Santos
  • Marco Antonio Diodato Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA
  • Alexsandra Ferreira Gomes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.19421
Agências de fomento

Palavras-chave:

Petróleo, Produção, Perfuração, Indicadores econômicos, Mossoró.

Resumo

O petróleo está sempre relacionado com a dinâmica econômica das regiões onde ele é extraído, processado, transportado e revendido. A partir de 1975, a Petrobras iniciou a perfuração de poços no município de Mossoró. No campo do Canto do Amaro a descoberta de petróleo foi em 1985, por meio da perfuração do poço 1-CAM-1-RN. Até 2015, no campo, tinham sido perfurados 1.837 poços. A proposta deste artigo é identificar possíveis relações entre as variações da produção e da instalação de poços com indicadores econômicos do município, entre 1999 e 2015. Os dados e as análises da produção e da instalação dos poços foram comparados com os registros referentes ao recebimento de royalties, ao PIB per capita da população, ao número de pessoas ocupadas assalariadas, ao salário médio mensal e a quantidade de empresas ativas. Dessa forma, buscou-se alcançar um melhor entendimento sobre a influência das variações da produção e da instalação de poços, no Canto do Amaro, em alguns dos indicadores econômicos. É possível verificar similaridades nas oscilações da produção e da instalação de novos poços com os indicadores econômicos determinados, no entanto, elas não são consideráveis para exercerem influência direta nas flutuações dos indicadores considerados.

Biografia do Autor

João Paulo Silva dos Santos

Possui graduação em geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), especialização em Gestão Estratégica e Inovação pela Escola Superior Aberta do Brasil (2012) e mestrado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Possui experiências em pesquisas sobre recursos naturais e na área da geografia econômica.

Marco Antonio Diodato, Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA.

Alexsandra Ferreira Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre na área de Ciências da Computação, na linha de pesquisa de Infra-estrutura de Comunicação, pela UERN/UFERSA (2009). Graduada em Tecnologia em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia RN (2003). Atualmente atua como professora assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e membro do grupo de pesquisa de Tecnologias Educacionais e do grupo de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Multimídia. Tem experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e interesse principalmente nos seguintes temas: estratégias de roteamento, qualidade de transmissão, telecomunicações e educação a distância.

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

SANTOS, J. P. S. dos; DIODATO, M. A.; GOMES, A. F. RELAÇÕES DA PRODUÇÃO E INSTALAÇÃO DE POÇOS NO CANTO DO AMARO COM INDICADORES ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.19421. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/19421. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos