PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMA – RS – BRASIL: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)

Autores

  • Dreisse Gabbi Fantineli Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Schiavone Cardoso Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.19711
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, PNAE, Segurança Alimentar.

Resumo

O presente trabalho tem como tema central a produção da agricultura familiar no município de Nova Palma – RS e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as influências sociais e econômicas do Programa no município. Os objetivos específicos são: a) evidenciar os aspectos positivos e as contradições do PNAE e sua relação com a agricultura familiar no município; b) identificar aspectos para a valorização da agricultura familiar por meio do PNAE; c) verificar a contribuição dos produtos agrícolas do PNAE na qualidade da merenda escolar das escolas do município; d) determinar a contribuição do PNAE na geração de trabalho e renda na agricultura familiar. Foram realizadas entrevistas com os agricultores familiares que participam do PNAE, com a extensionista da Emater do município, com a nutricionista da prefeitura e com uma merendeira escolar. O trabalho foi realizado nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, o trabalho de campo e a análise e discussão dos resultados. No município em questão, o PNAE contribui para a valorização e fortalecimento da agricultura familiar, gerando trabalho e renda extra para os produtores. Também contribui no fornecimento de alimentos mais naturais e menos industrializados, aumentando a qualidade da merenda escolar no município.

Biografia do Autor

Dreisse Gabbi Fantineli, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia pelo PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

FANTINELI, D. G.; CARDOSO, E. S. PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMA – RS – BRASIL: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE). Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.19711. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/19711. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos