ESTEREÓTIPOS TRANSFRONTEIRIÇOS: OLHARES ENTRECRUZADOS DE BOLIVIANOS E BRASILEIROS DAS CIDADES-GÊMEAS DE GUAJARÁ-MIRIM (BRA) E GUAYARAMERÍN (BOL)

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva IFNMG-campus Salinas
  • Alexandre Magno Alves Diniz PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.20980
Agências de fomento
Nenhuma

Palavras-chave:

Cidades-Gêmeas, estereótipos, relações.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre impressões cruzadas produzidas nas comunidades fronteiriças das cidades-gêmeas de Guajará-Mirim e Guayaramerín, utilizando como método a aplicação de questionários nas áreas urbanas. Respaldado pelo amparo teórico da hibridez cultural, este trabalho evita o vício de apresentar resultados estereotipados sobre as comunidades investigadas que poderiam paradoxalmente desconstruir a sua própria base teórica. Nesse sentido, intenta em transmitir resultados acerca das adjetivações comumente imaginadas no universo amostral de 300 questionários aplicados em cada lado da fronteira. Ademais, investiga a frequência da travessia do limite internacional, que têm como obstáculo o rio Mamoré, bem como as motivações para a realização da mesma. A relevância do artigo reside na crença de que a dimensão imagética e estereotipada das relações interculturais produzem interferências práticas no cotidiano dos cidadãos da fronteira, constituindo-se, inegavelmente, como um fator de consideração geopolítica.

 

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, IFNMG-campus Salinas

Mestre em Relações Internacionais e Doutor em Geografia.

Professor do IFNMG-Campus Salinas.

Alexandre Magno Alves Diniz, PUC-MG

Mestre e Doutor em Geografia. 

Professor da PUC-MG.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

SILVA, L. L. S. da; DINIZ, A. M. A. ESTEREÓTIPOS TRANSFRONTEIRIÇOS: OLHARES ENTRECRUZADOS DE BOLIVIANOS E BRASILEIROS DAS CIDADES-GÊMEAS DE GUAJARÁ-MIRIM (BRA) E GUAYARAMERÍN (BOL). Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.20980. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/20980. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos