CONFLITOS AGRÁRIOS E A AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA EM CASTILHO-SP

Autores

  • Dóri Edson Lopes

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v1i1.21495
Agências de fomento

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso do município de Castilho-SP com relação aos problemas gerados pela desigual formação de sua estrutura fundiária e as conseqüências sociais que isso trouxe. E para que se pudesse entender melhor o problema foi feito um breve
relato histórico da questão agrária brasileira e sua injusta distribuição de terras. Diante disso é importante analisar as contradições do sistema e os fatores de mudança que daí surgem, e o que nasceu desse processo onde muitos não têm nada e poucos têm muito foram as insatisfações populares, juntamente a elas as reivindicações por uma melhor distribuição da terra no campo. Assim, é dentro desta perspectiva de luta que analisamos os conflitos agrários no Município de Castilho-SP e seus resultados na reconstrução do território. Considera-se também neste estudo o atual avanço do capital agroindustrial e as novas formas de exploração da renda da terra que começam a surgir no território castilhense, onde grandes extensões da superfície passam a ser ocupadas pela monocultura canavieira. Ao mesmo tempo surgem novos desafios e dificuldades aos movimentos sociais que reivindicam a reforma agrária neste local.

Downloads

Publicado

10-01-2019

Como Citar

LOPES, D. E. CONFLITOS AGRÁRIOS E A AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA EM CASTILHO-SP. Geografia em Questão, [S. l.], v. 1, n. 1, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v1i1.21495. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21495. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos