ESPAÇO, RELIGIÃO E GEOGRAFIA

Autores

  • José Arilson Xavier de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i1.21508
Agências de fomento

Palavras-chave:

Espaço, Religião, Geografia.

Resumo

Geografia e religião é o tema de interesse deste artigo. No seu curso, direcionamentos teóricos sobre estudos geográficos a respeito da religião são valorizados; geógrafos, bem como autores de outras formações, e suas respectivas obras, surgem como fundamentação necessária à análise espacial. A religião é problematizada enquanto atividade humana que admite influências divinas e é produtora de geografias sagradas e de outras dimensões espaço-culturais. O tempo é destacado como elemento fundamental para tais estudos.

Biografia do Autor

José Arilson Xavier de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Professor Adjunto I do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/São Luís-MA). Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEMA. Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral-CE). 

Downloads

Publicado

14-04-2020

Como Citar

DE SOUZA, J. A. X. ESPAÇO, RELIGIÃO E GEOGRAFIA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i1.21508. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21508. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos