REDES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL E LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO DE FRUTAS NO BRASIL

Autores

  • Igor Martins Oliveira
  • Luiz Andrei Gonçalves Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.21946
Agências de fomento
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Programa de Pós-Graduação em Geografia Unimontes, Capes

Palavras-chave:

Fruticultura, Logística, Comércio Internacional, Fluxos.

Resumo

No cenário econômico contemporâneo a logística é compreendida como a forma e processo de circulação que se desenvolve concomitante ao meio técnico científico e informacional, dinamizando os processos e integrando as regiões, sobretudo, a partir da última metade do século XX, por meio da (re)organização espacial das regiões produtivas e da internacionalização da economia que necessita cada vez mais de serviços especializados. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar o fluxo de comércio e logística da fruticultura no Brasil, através das representações dos fluxos de produção e comercialização de frutas frescas no mercado externo entre os anos de 2000 a 2017. Os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica, a coleta de dados secundários disponibilizados pelo IBGE, MAPA e MDIC e elaboração de gráficos e mapa que contribuíram para a analise dos dados. Os sistemas de circulação e transportes representam um elemento chave para a inserção dos agentes econômicos no mercado externo, sobretudo, dos produtos perecíveis. Embora apresente um desenvolvido sistema de produção de frutas, destacando-se como o terceiro maior produtor mundial, o Brasil apresenta uma participação incipiente no comércio internacional de frutas. Essa baixa representatividade está diretamente relacionada aos empecilhos logísticos (armazenamento e transporte) e institucionais (normatizações e certificações).

Biografia do Autor

Igor Martins Oliveira

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

OLIVEIRA, I. M.; PEREIRA, L. A. G. REDES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL E LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO DE FRUTAS NO BRASIL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.21946. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21946. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos