O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DO JOGO TRILHA ECOLÓGICA

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Marta Evânia Miguel da Silva, Mônica Sebastiana Brito de Sá, Maria Da Paz Cavalcante

Resumo


Este artigo é fruto de uma experiência de pesquisa envolvendo a construção e aplicação de um material de ensino, numa turma de Ensino Fundamental, considerando a temática Meio Ambiente. Objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, no 3º ano dessa etapa de ensino, através da utilização de um jogo denominado de Trilha Ecológica. Utilizou-se da abordagem qualitativa, atuando com a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica. Esta, fundamenta as discussões em torno da prática docente e da utilização de jogos como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas desse componente curricular. Os resultados revelam que a utilização do jogo Trilha Ecológica funcionou como uma ferramenta que favoreceu a aprendizagem dos alunos, acerca da temática citada, ao estimular o trabalho em equipe, o diálogo entre os alunos e destes com a professora; que o jogo se configurou como um recurso facilitador e motivador da aprendizagem, aliado ao lúdico, proporcionando ao aluno um aprendizado mais dinâmico. A utilização do jogo em sala de aula, pela dinamicidade que ele representa, é um contributo ao aperfeiçoamento da didática docente e da aprendizagem mais prazerosa para o aluno.

Palavras-chave


Jogo; Prática docente; Ensino-aprendizagem; Trilha Ecológica; Geografia.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 Geografia em Questão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.