EVENTOS EXTREMOS E VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA EM LONDRINA – PR: ESTUDO DE CASO DAS CHUVAS DE 11 DE JANEIRO DE 2016

Autores

  • Nathan Felipe da Silva Caldana Instituto Agronômico Do Paraná - IAPAR
  • Alan Carlos Martelócio Instituto Agronômico Do Paraná - IAPAR
  • Anderson Paulo Rudke Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pablo Ricardo Nitsche Instituto Agronômico Do Paraná - IAPAR

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.21980
Agências de fomento

Palavras-chave:

Clima Urbano, Precipitação, El Niño-Oscilação Sul.

Resumo

Os eventos extremos de precipitação causam severos danos tanto no espaço urbano quanto no rural. Ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações tornam-se cada vez mais frequentes e marcantes em todo o mundo. Esses atingem os espaços de maneira homogênea, no entanto a população está exposta a riscos distintos devido a vulnerabilidade socioambiental. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi analisar a ocorrência e variabilidade pluviométrica, gênese e frequência dos impactos dos eventos extremos de precipitação em Londrina – PR. Os impactos dos eventos extremos foram averiguados com base nas chuvas de 11 de janeiro de 2016, a maior registrada na série, com altura pluviométrica de 275mm no intervalo de 24 horas. Além disso, as séries pluviométricas da estação meteorológica de Londrina foram utilizadas para avaliar a associação entre os totais anuais, sazonais, mensais e diários de precipitação com os eventos de El Niño - Oscilação Sul (ENOS), com o recorte temporal de 1976-2018. Identificou-se que os meses de verão são os mais propícios as ocorrências de eventos extremos, com parte expressiva dos eventos extremos e maiores alturas de precipitação ocorrendo em períodos de El Niño, enquanto os períodos secos predominam em condições de La Niña.

Biografia do Autor

Nathan Felipe da Silva Caldana, Instituto Agronômico Do Paraná - IAPAR

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrando em Engenharia Ambiental na linha de pesquisa Poluição do Ar e Processos Atmosféricos pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR/ITAIPU Binacional, com ênfase em Zoneamento Agroclimático de espécies frutíferas.

Alan Carlos Martelócio, Instituto Agronômico Do Paraná - IAPAR

Possui graduação em Agronomia pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2016). Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Agricultura Conservacionista, do Instituto Agronômico do Paraná (2018), com trabalhos direcionados a Ciência Agrometeorológica, Meteorologia, Ecofisiologia Vegetal, Mudanças Climáticas e Água no Solo.

Anderson Paulo Rudke, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, sensoriamento remoto, geoprocessamento e estatística espacial.

Pablo Ricardo Nitsche, Instituto Agronômico Do Paraná - IAPAR

Graduado em ENGENHARIA AGRICOLA pela UFV - Universidade Federal de Viçosa em 1994 e MESTRE em Engenharia Agrícola pela mesma instituição em 1997. Foi professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental até 2012. Atualmente é pesquisador do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná, na área de Agrometeorologia, com trabalhos em climatologia agrícola, mudanças climáticas e relações solo-planta-atmosfera.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

CALDANA, N. F. da S.; MARTELÓCIO, A. C.; RUDKE, A. P.; NITSCHE, P. R. EVENTOS EXTREMOS E VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA EM LONDRINA – PR: ESTUDO DE CASO DAS CHUVAS DE 11 DE JANEIRO DE 2016. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.21980. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21980. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos