O CAMPO E O CAMPESINATO EM MOÇAMBIQUE SUBMETIDO A CAIXA DE PANDORA DA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA

Autores

  • Edson Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás-UEG

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.22333
Agências de fomento

Palavras-chave:

Moçambique. Campo. Acumulação Primitiva. Campesinato.

Resumo

Este artigo discute a acumulação primitiva tecida pelo capitalismo no campo e no campesinato moçambicano. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, com localização, levantamento, leitura e fichamento de referências que discorrem sobre o campo e o campesinato moçambicano. Recorreu-se, também, à pesquisa documental em organizações que disponibilizam dados e informações sobre Moçambique, além da pesquisa de campo, com realização de observação sistemática, registro fotográfico e coleta de depoimentos. A acumulação primitiva histórica no campo moçambicano se manifesta nos prazos da coroa, nas concessões, no escravismo, no trabalho compulsório, correcional desenvolvido nos monocultivos. Esse processo também manifesta-se nos royalties de sementes, moléculas de agrotóxicos, no patenteamento industrial de máquinas não tripuladas, na difusão da “fertilidade fabricada”, na espoliação dos minérios, da água, das florestas das comunidades camponesas. O roubo e a pilhagem histórica afeta a reprodução social do campesinato moçambicano. Todavia, há reações, por meio de proposição de outro mundo possível, de uma modernidade alternativa.

Biografia do Autor

Edson Batista da Silva, Universidade Estadual de Goiás-UEG

Possui graduação em Licentura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT) da Universidade Federal de Goiás-Instituto de Estudos socioambientais. Atualmente é professor em regime estatutário pela Universidade Estadual de Goiás,Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Territórios em Disputa, Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia e Ensino de geografia.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

DA SILVA, E. B. O CAMPO E O CAMPESINATO EM MOÇAMBIQUE SUBMETIDO A CAIXA DE PANDORA DA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.22333. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/22333. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos