RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS ENTRE O OESTE CATARINENSE (BR) E A REGIÃO DE MISIONES (ARG): ASSOCIAÇÃO ENTRE O TRABALHO DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Gerson Junior NAIBO
  • Shara BRUNETTO
  • Marlon BRANDT

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i4.26341
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Caminhos pedagógicos, Trabalho de campo, Fronteira, Território

Resumo

Este artigo tem por objetivo, analisar e compreender a importância do trabalho de campo na formação acadêmica dos profissionais que atuam na área do ensino de Geografia, assim como, conhecer a construção das distintas realidades fronteiriças entre Brasil e Argentina, da mesma maneira que os aspectos culturais da população. Estudar a fronteira, por meio da análise de campo, é fundamental para compreender o seu processo de povoamento e formação, como para entendimento das relações que são estabelecidas entre os territórios. Nesse sentido, utilizamos como estudo de caso as atividades realizadas durante o trabalho do campo da disciplina de Geografia Política, do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Através do trabalho de campo, tornou-se possível compreender as diferentes relações entre as fronteiras, bem como ampliar o conhecimento em suas múltiplas dimensões, possibilitando assim, a relação entre as diferentes áreas da Geografia, desde as mais próximas até as mais distantes. Neste caso, há uma aproximação intrínseca entre o sujeito e o território estudado, ampliando as capacidades de compreensão das dinâmicas territoriais. Deste modo, podemos salientar que o trabalho de campo é essencial para ampliar o conhecimento, dando elementos sólidos para a formação dos geógrafos.

Downloads

Publicado

25-11-2020

Como Citar

NAIBO, G. J.; BRUNETTO, S.; BRANDT, M. RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS ENTRE O OESTE CATARINENSE (BR) E A REGIÃO DE MISIONES (ARG): ASSOCIAÇÃO ENTRE O TRABALHO DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 4, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i4.26341. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/26341. Acesso em: 29 mar. 2024.