AGRICULTURA ORGÂNICA E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: UMA VIABILIDADE PARA A PEQUENA PRODUÇÃO FAMILIAR NO ASSENTAMENTO CHICO MENDES EM POMBOS – PERNAMBUCO

Autores

  • Robson Soares Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v2i1.3173

Resumo

O Estado de Pernambuco é marcado desde o período colonial pela monocultura da cana-deaçúcar, pelo latifúndio, pela exploração e expropriação do trabalhador rural e pelos graves impactos sócio-ambientais daí decorrentes. Num cenário mais recente, o estado tornou-se foco da luta pela reforma agrária, sendo alvo dos vários movimentos em prol da distribuição mais igualitária da terra. Atualmente, muitos assentamentos estão aderindo a práticas alternativas de cultivo como meio de fortalecimento da produção familiar e promoção da qualidade ambiental no meio rural. Nessa perspectiva, procura-se analisar até que ponto as novas práticas agrícolas estariam contribuindo para a conservação do meio ambiente no Assentamento Chico Mendes em Pombos – Pernambuco.

Downloads

Publicado

05-03-2010

Como Citar

BRASILEIRO, R. S. AGRICULTURA ORGÂNICA E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: UMA VIABILIDADE PARA A PEQUENA PRODUÇÃO FAMILIAR NO ASSENTAMENTO CHICO MENDES EM POMBOS – PERNAMBUCO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 2, n. 1, 2010. DOI: 10.48075/geoq.v2i1.3173. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/3173. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos