CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E ANÁLISE DAS DISSENSÕES E FORMAÇÃO DO “MST DA BASE” NO PONTAL DO PARANAPANEMA

Autores

  • José SOBREIRO FILHO

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v3i1.4297

Resumo

Este trabalho é resultado de um conjunto de esforços que buscam refletir acerca da produção geográfica sobre a construção do conceito movimentos socioterritoriais. O uso de conceitos importados de outras ciências traz consigo limitações. Portanto, trabalhamos na construção do conceito de movimentos socioterritoriais para privilegiar a relação sujeito-espaço/território e o método geográfico. Além da construção conceitual visamos compreender outros processos que levam à formação e organização de novos movimentos com desdobramentos no território. Por isso, nas ultimas duas décadas o processo de dissensão nos movimentos camponeses se tornou parte importante para se compreender a questão agrária. O Pontal do Paranapanema se destaca no âmbito nacional por ser uma região com histórico de grilagem, diversidade e intensa atuação dos movimentos socioterritoriais. A chegada do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no ao Pontal do Paranapanema em 1990 propicia um marco para luta pela terra na região por contestar a legitimidade e posse da terra. No transcorrer dos anos, diferenças políticas internas quanto aos princípios, as formas e as práticas de conduzir e realizar a luta pela terra acarretou em dissidências como o MAST – Movimento dos Agricultores Sem-Terra e o MST da Base liderado por José Rainha Junior.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SOBREIRO FILHO, J. CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E ANÁLISE DAS DISSENSÕES E FORMAÇÃO DO “MST DA BASE” NO PONTAL DO PARANAPANEMA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/geoq.v3i1.4297. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4297. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos