ENTRE A SUBJETIVIDADE E O MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP: OS MORADORES DA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO E SUAS PAISAGENS

Autores

  • Reginaldo José de SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v3i1.4300

Resumo

Uma das abordagens em voga na ciência geográfica diz respeito à percepção do indivíduo sobre seu espaço de vida. A análise dos diferentes modos de captação da e reação à paisagem pelas pessoas em seu quotidiano é um importante elemento para aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas socioambientais em um dado território. Sendo assim, apresentaremos neste texto a análise de entrevistas semidirigidas que realizamos com os moradores da bacia do ribeirão Santo Antônio em Mirante do Paranapanema-SP. Estruturamos o artigo em basicamente três partes. Em um primeiro momento trataremos das principais nuances teóricas que conduziram a elaboração do trabalho. Em seguida, serão expostos os procedimentos metodológicos utilizados e, por fim, a sistematização das informações obtidas durante as entrevistas.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SOUZA, R. J. de. ENTRE A SUBJETIVIDADE E O MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP: OS MORADORES DA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO E SUAS PAISAGENS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/geoq.v3i1.4300. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4300. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos