EDUCAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO: O CASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS ÁREAS CENTRAIS E VALORIZADAS DE SÃO PAULO

Autores

  • Gilberto Cunha FRANCA

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v4i2.4743
Agências de fomento
CNPq

Resumo

Esta pesquisa aborda a relação da escola pública com a geografia dos lugares. Analisa os nexos entre a urbanização e as políticas educacionais em São Paulo. A questão consiste em compreender a situação das escolas centrais, que pertenceram aos antigos bairros, diante das adequações funcionais e do desinteresse das camadas médias e altas. O estudo de caso da EE Prof. Antonio Alves Cruz permitiu apreender a metamorfose da escola de bairro, e seu dilema para sobreviver no centro da cidade. Encontrou solução na ampliação do seu raio de ação, atingindo pontos distintos da metrópole; adequou-se a diversas modalidades de ensino; aceitou diversas formas de uso. Em alguns momentos seus personagens se encontram, porém, o que ressalta é o quadro preocupante de desintegração da comunidade escolar, que a deixa vulnerável perante os ajustes dos órgãos superiores de ensino.

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Publicado

28-08-2011

Como Citar

FRANCA, G. C. EDUCAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO: O CASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS ÁREAS CENTRAIS E VALORIZADAS DE SÃO PAULO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. DOI: 10.48075/geoq.v4i2.4743. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4743. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos