DISPUTA TERRITORIAL NO PONTAL DO PARANAPANEMA - SP: AVANÇO DO AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E DIMINUIÇÃO NAS OCUPAÇÕES DE TERRAS.

Autores

  • Camila FERRACINI ORIGUÉLA

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v4i2.4973
Agências de fomento
FAPESP

Resumo

Para compreender melhor a atual questão agrária brasileira é fundamental analisar os problemas gerados pelo avanço do agronegócio. Em consequência deste avanço, a disputa territorial agronegócio-latifúndio e camponeses está cada vez mais acirrada. Esta disputa também é traduzida em disputas por modelos de desenvolvimento. Neste artigo procuramos compreender o avanço do agronegócio, principalmente, no Pontal do Paranapanema - SP, juntamente com a diminuição nas ocupações de terras nos últimos anos. Um dos elementos para discussão da diminuição das ocupações de terras é justamente a expansão sem medida do agronegócio. Outros elementos, é claro, influenciam nesta diminuição, todavia iremos apenas nos atentar ao avanço do agronegócio.

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

FERRACINI ORIGUÉLA, C. DISPUTA TERRITORIAL NO PONTAL DO PARANAPANEMA - SP: AVANÇO DO AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E DIMINUIÇÃO NAS OCUPAÇÕES DE TERRAS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. DOI: 10.48075/geoq.v4i2.4973. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4973. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos