O CONCEITO TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: BREVES NOTAS SOBRE ABORDAGENS NEGLIGENCIADAS

Autores

  • Roberto Ribeiro SOUSA

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v5i2.4974

Resumo

Na tentativa de superação de práticas de ensino e aprendizagem da geografia com caracterizações descritivas empobrecedoras, a utilização dos conceitos oferece alternativa potencial de riqueza de possibilidades. Com base nesse prisma, pretendemos, por meio do presente artigo, suscitar algumas das possibilidades didáticas do emprego do conceito território voltadas para a seleção de conteúdos e compreensão de diversificadas circunstâncias de aprendizagem mais significativas para o corpo discente no ensino escolar. Sendo assim, levantamos abordagens vinculadas principalmente ao ensino básico do espaço brasileiro que envolvem território, Estado e geografia política que comumente são negligenciadas, apesar de ainda serem relevantes. Posteriormente, destacamos que é possível e desejável outras abordagens relativas ao conceito território levando-se em consideração as esferas econômica e cultural. Em diversificadas análises procuramos contribuir com exemplificações e procedimentos de ensino geográfico cujo conceito território pode se transformar em ferramenta muito proveitosa de práticas em que o processo de transposição didática seja facilitado, ajudando, portanto, nas atividades do ensino escolar da geografia.

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Publicado

22-09-2012

Como Citar

SOUSA, R. R. O CONCEITO TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: BREVES NOTAS SOBRE ABORDAGENS NEGLIGENCIADAS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2012. DOI: 10.48075/geoq.v5i2.4974. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4974. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos