TURISMO, PRODUÇÃO E CONSUMO DO ESPAÇO LITORÂNEO

Autores

  • Carlos Rerisson ROCHA da COSTA

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v5i1.5078

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da relação entre o turismo e os processos de produção e consumo do espaço litorâneo. Espaço de valorização moderna, o litoral se destaca como lócus de atividades que superam os tradicionais usos vinculados à pesca e aos portos. No seio dessa nova dinâmica que se desenvolve nos espaços litorâneos, o turismo se manifesta como uma das principais atividades movendo grande volume de capitais e promovendo profundas mudanças socioespaciais. No Brasil, o litoral é eleito como espaço prioritário para o desenvolvimento da atividade a partir das políticas públicas a ela destinadas. Partimos da teoria espacial de Henri Lefebvre para elucidar a compreensão do conceito de produção do espaço, conceito este que rompe com a noção de espaço como algo estático, imutável, palco da sociedade. Após esta aproximação teórica, situamos o turismo na produção do espaço, enquanto atividade ligada à ideia moderna de busca pelo novo, de importância crescente na economia capitalista. Em seguida, apresentamos essa relação íntima entre turismo e espaço litorâneo no Brasil, analisando a dinâmica de consumo do espaço litorâneo. A partir da exposição, temos o intuito de contribuir com futuras pesquisas sobre a Geografia do turismo e do litoral.

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Publicado

12-03-2012

Como Citar

ROCHA DA COSTA, C. R. TURISMO, PRODUÇÃO E CONSUMO DO ESPAÇO LITORÂNEO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2012. DOI: 10.48075/geoq.v5i1.5078. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/5078. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos