SABERES GEOGRÁFICOS INTEGRADOS AOS ESTUDOS TERRITORIAIS SOB A ÓTICA DA IMPLANTAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, SERTÃO DE CAROLINA/MA

Autores

  • Ana Rosa Marques
  • Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim
  • blank

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v7i2.8704

Resumo

Este trabalho apresenta a importância da conservação ambiental por intermédio das unidades de conservação do Brasil no bioma cerrado. Apresenta-se como objetivo geral: desenvolver uma análise integrada do meio ambiente da região da Chapada das Mesas sob a ótica da implantação do Parque Nacional da Chapada das Mesas no período de 2005 a 2009; e, os específicos: compreender como ocorreram as principais ações desenvolvidas na fase posterior à sua criação e a percepção da população sobre essa questão. Os pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos seguiram uma perspectiva do sistema GTP, onde os estudos do meio ambiente necessitam de uma abordagem mais complexa, com a coleta e análise de dados alicerçados na linha da pesquisa qualitativa. Apresentam-se como resultados: o ordenamento territorial deve partir da valorização da paisagem como sustentáculo da memória coletiva das populações do lugar e a sua importância para a melhoria da conservação ambiental. Destacando-se a territorialidade do sertanejo, a paisagem impressa na memória desses territórios e os conflitos que emergem dos seus diversos usos, em direção à consolidação do diálogo necessário entre as instituições governamentais e não governamentais desta área de estudo.

Downloads

Publicado

25-09-2014

Como Citar

MARQUES, A. R.; AMORIM, M. C. de C. T.; BLANK. SABERES GEOGRÁFICOS INTEGRADOS AOS ESTUDOS TERRITORIAIS SOB A ÓTICA DA IMPLANTAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, SERTÃO DE CAROLINA/MA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 7, n. 2, 2014. DOI: 10.48075/geoq.v7i2.8704. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/8704. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos