ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES NO MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR E SEUS IMPACTOS NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Giane Maria Gibbert
  • Luiz Carlos Dias
  • Weimar Freire da Rocha Jr

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v11i2.1322

Palavras-chave:

Planos de saúde, assimetria de informação e estratégia.

Resumo

Na região Oeste do Paraná, onde se localiza a cooperativa Unimed Costa Oeste e na qual se realizou o presente estudo de caso, boa parte da população ainda vive na zona rural. Para exemplificar, tem-se, na área de abrangência[1] da Unimed Costa Oeste, 23,48% da população vivendo na zona rural segundo dados do último censo (IBGE, 2000), constituindo-se assim um amplo mercado para a comercialização de planos de saúde. Nesse sentido com o intuito de ampliar seu market share, a empresa adotou estratégias para facilitar o acesso desta população à saúde suplementar. Neste contexto, este trabalho procurou verificar se a conduta adotada pela empresa é coerente com os dados pesquisados, ou se há assimetria de informações interferindo na elaboração de estratégias e tomada de decisões da operadora. Por meio da análise dos dados, pode-se inferir que o beneficiário da zona rural tem um perfil de consumo de serviços de saúde diferenciado. Em geral, a população da zona rural realiza consultas e exames com mais freqüência, além de apresentar um índice mais elevado de internações. Isso faz com que o percentual das despesas assistenciais com relação ao faturamento da população rural seja consideravelmente maior do que o percentual da população urbana.


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Publicado

01-01-2000

Como Citar

GIBBERT, G. M.; DIAS, L. C.; ROCHA JR, W. F. da. ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES NO MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR E SEUS IMPACTOS NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: UM ESTUDO DE CASO. Informe GEPEC, [S. l.], v. 11, n. 2, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v11i2.1322. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/1322. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos