AGRICULTURA FAMILIAR E ASSOCIATIVISMO RURAL – O CASO ASSOCIAÇÃO HARMONIA DE AGRICULTURA FAMILIAR DE MATO GROSSO DO SUL E A SUA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Hélia Rosani Toniasso
  • Celso Correia de Souza
  • Eron Brum
  • Regina Sueiro de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v11i2.1323

Palavras-chave:

Associação ASHAGAFA/MS, propriedade pró-indiviso, Programa de Crédito Fundiário.

Resumo

O foco deste trabalho de pesquisa foi apresentar um diagnóstico da realidade atual da Associação Harmonia de Agricultura Familiar – ASHAGAFA, do município de Jaraguari, MS, organização associativista de agricultura familiar, financiada pelo Fundo de Terras e da Reforma Agrária no Estado de Mato Grosso do Sul, de suas condições de sustentabilidade e cuidados ambientais gerais. Na investigação do perfil sócio-econômico e cultural dos seus associados, das condições gerais de produção e cuidados ambientais adotados pela associação, da situação econômica atual da associação e associados e visão destas associações pelo ângulo do Programa de Crédito Fundiário de MS. Definiu-se como pesquisa descritiva exploratória do tipo estudo de caso e pautou-se em resultados obtidos por meio de aplicação de questionários, entrevista e visita in loco. A análise dos dados encontrados permitiu identificar que se trata de uma associação em sistema de propriedade pró-indiviso, com produção do tipo associação de cooperação mútua, com maior população de associados em faixa etária abaixo dos 50 anos (47,1%), e, portanto em idade produtiva, mas que pode tornar-se crítica a curto prazo, pois há 41,2% acima dos 50 anos; 76,5% são homens; grau de instrução entre o ensino fundamental e o ensino médio; média de dois filhos por família; renda atual na faixa do salário mínimo oficial, obtida em atividades fora da Associação; áreas de produção comum em situação de abandono, com problemas ambientais como erosão e degradação de solo por erro de manejo; inadimplentes com o Fundo de Terras e da Reforma Agrária / Banco da Terra e PRONAF, do Banco do Brasil. Em processo de renegociação das dívidas com o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Sugeriu-se uma ação diagnóstica específica para a Associação, para após ocorrer o planejamento e execução de atividades de apoio, pesquisa social e fomento do desenvolvimento sustentável no interior dessas comunidades, como alternativa de mudar o rumo da história desse contingente humano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

TONIASSO, H. R.; SOUZA, C. C. de; BRUM, E.; FIGUEIREDO, R. S. de. AGRICULTURA FAMILIAR E ASSOCIATIVISMO RURAL – O CASO ASSOCIAÇÃO HARMONIA DE AGRICULTURA FAMILIAR DE MATO GROSSO DO SUL E A SUA SUSTENTABILIDADE. Informe GEPEC, [S. l.], v. 11, n. 2, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v11i2.1323. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/1323. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos