Turismo como estratégia para desenvolvimento territorial do Contestado: o caso exemplar do território Castilha-La Mancha

Autores

  • Alexandre Assis Tomporoski

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v20i2.15528

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento Territorial, Território do Contestado, Território de Castilha-La Mancha.

Resumo

Embora transcorridos cem anos desde o término da Guerra do Contestado, fatores históricos que influenciaram a deflagração do conflito bélico ainda hoje permanecem gerando sérios entraves ao desenvolvimento territorial do Contestado. O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma estratégia alternativa de desenvolvimento territorial, pautada na atividade turística e suscetível de aplicação no território do Contestado. A metodologia adotada focaliza o conceito de desenvolvimento territorial e considera um caso bem sucedido de território que viabilizou a atividade turística. Sob esta perspectiva, examina-se o caso do território de Castilha-La Mancha, que identificou, na obra universal de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, potencial para implementação de estratégias de desenvolvimento territorial centradas na atividade turística. Amparando-se nas experiências do território de Castilha-La Mancha, conclui-se sobre a admissibilidade de aplicação, no território sob enfoque, de estratégias de desenvolvimento congêneres, fundamentadas no turismo histórico e em ativos materiais e imateriais do Contestado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-12-2016

Como Citar

TOMPOROSKI, A. A. Turismo como estratégia para desenvolvimento territorial do Contestado: o caso exemplar do território Castilha-La Mancha. Informe GEPEC, [S. l.], v. 20, n. 2, p. p. 28–37, 2016. DOI: 10.48075/igepec.v20i2.15528. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/15528. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos