GOVERNANÇA CORPORATIVA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO EM GOIÁS

Autores

  • José Elenilson Cruz Professor Adjunto do Instituto Federal de Brasília (IFB); Professor do Programa de Pós Graduação em Agronegócio (PPAGRO) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Cleonice Borges de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i2.20272
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agronegócio, cultura organizacional, governança, indicadores Ethos, Stakeholders.

Resumo

Transformações estruturais e tecnológicas se intensificaram no setor sucroalcooleiro brasileiro a partir dos anos 1990, gerando ganhos de eficiência e competitividade às empresas brasileiras deste segmento econômico. No entanto, devido a fatores culturais, a governança desse setor é mal coordenada e estruturada, e tem sido forte barreira ao desenvolvimento da governança corporativa. Tendo em vista que os escassos estudos sobre governança corporativa em empresas sucroalcooleiras no Brasil focaram em corporações de capital aberto, o objetivo deste estudo é avaliar o nível de desempenho de indústrias sucroalcooleiras de capital fechado, em Goiás, no que se refere a adoção de políticas transparentes de negócios e práticas de governança corporativa. Os dados foram coletados junto a doze empresas por meio de questionário estruturado segundo medidas da dimensão valores, transparência e governança dos indicadores Ethos de responsabilidade social empresarial. Os resultados mostram que duas empresas possuem desempenho superior e quatro apresentam desempenho inferior. Muitos são os temas que devem ser priorizados para adequação da gestão das empresas aos pressupostos da governança corporativa, especialmente os relativos aos indicadores balanço social, governança corporativa e relações com a concorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elenilson Cruz, Professor Adjunto do Instituto Federal de Brasília (IFB); Professor do Programa de Pós Graduação em Agronegócio (PPAGRO) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (2017), Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (2011), Administrador pela Pontificia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente é professor adjunto do Instituto Federal de Basília (IFB) e docente do Programa de Pós Graduação em agronegócio (PPAGRO) da Universidade Federal de Goiás.

Cleonice Borges de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Dutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Agronegócios pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997). Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás. Atua nas seguintes temáticas: Empreendedorismo, Redes de Poder, Participação Social, Conselhos Gestores, Políticas Públicas, Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

28-01-2019

Como Citar

CRUZ, J. E.; DE SOUZA, C. B. GOVERNANÇA CORPORATIVA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO EM GOIÁS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 99–119, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v22i2.20272. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/20272. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos