POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ATIVIDADE LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO NO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Cleverson Malagi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus de Pato Branco
  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus de Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i2.21182
Agências de fomento
Secretaria Municipal de Agricultura de Pato Branco, SEAB,

Palavras-chave:

Desenvolvimento Endógeno. Atividade Leiteira. Políticas Públicas. Sudoeste do Paraná.

Resumo

O objetivo deste artigo é levantar as políticas públicas desenvolvidas pelo Poder Público em relação à atividade leiteira do município de Pato Branco, abordando aspectos socioeconômicos e a influência da atividade leiteira para o desenvolvimento endógeno. Utilizou-se um estudo de caso, a partir de uma pesquisa quantiqualitativa. Para coleta de dados utilizou-se fontes secundárias a partir da consulta em bases governamentais. Os resultados demonstram que a maior atuação em termos de políticas públicas é realizada pelo próprio município por meio da Secretaria de Agricultura. Em relação ao desenvolvimento endógeno local, a atividade leiteira é forte indutora, contribuindo de forma considerável na questão socioeconômica. Constatou-se ainda que a atividade demanda de maior organização local. Por outro lado, observa-se uma constante expansão da atividade leiteira no Município com grandes ganhos de produção e renda. Como estudos futuros, sugere-se identificar o conjunto participante desta possível rede leiteria, bem como, seus níveis de relacionamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleverson Malagi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus de Pato Branco

Contador, Advogado, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, malagi.adv@gmail.com.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus de Pato Branco

Doutor em Tecnologia e Desenvolvimento Regional. Professor da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). marini@utfpr.edu.br.

Downloads

Publicado

28-01-2019

Como Citar

MALAGI, C.; MARINI, M. J. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ATIVIDADE LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO NO SUDOESTE DO PARANÁ. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 177–193, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v22i2.21182. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/21182. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos