Impacto de barreiras nâo-tarifárias sobre a competitividade da cadeia produtiva de manga tipo exportação do nordeste do Brasil

Autores

  • Jaênes Miranda Alvez
  • Mônica de Moura Pires

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v9i1.223

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar o impacto de barreiras não-tarifárias sobre a competitividade da cadeia produtiva de manga tipo exportação do Nordeste do Brasil para o mercado americano. Para esta análise utilizaram-se os indicadores de competitividade, de vantagem comparativa e os de efeitos de políticas governamentais sobre a cadeia produtiva. Esses indicadores foram obtidos por meio da matriz de análise de política. Os dados utilizados referem-se ao ano de 2000, os preços foram atualizados pelo IGP-DI de 2003 da FGV. Os resultados apresentados pelas variáveis e indicadores privados e sociais permitem concluir, que as cadeias produtivas analisadas apresentam tanto vantagens competitivas quanto comparativas, mesmo sob efeitos negativos de políticas públicas e de barreiras não-tarifárias impostas pelo governo americano para importação da manga brasileira. Tal competitividade poderia ser maior caso não houvesse as exigências de importação. Portanto, a produção de manga para exportação apresenta perspectivas favoráveis e tendência de expansão, apesar dos "desincentivos" realçados pelos indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-04-2007

Como Citar

ALVEZ, J. M.; PIRES, M. de M. Impacto de barreiras nâo-tarifárias sobre a competitividade da cadeia produtiva de manga tipo exportação do nordeste do Brasil. Informe GEPEC, [S. l.], v. 9, n. 1, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v9i1.223. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/223. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos