Estruturas e características da cadeia de valor a partir do tipo de governança: Uma avaliação preliminar da avicultura de corte paranaense

Autores

  • Christian Luiz da Silva
  • Maria Sylvia Saes

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v9i1.224

Resumo

A cadeia da avicultura de corte do Paraná é relevante para o Estado enquanto indústria estimuladora da desconcentração regional e da geração de emprego. O objetivo deste artigo foi estruturar e caracterizar os tipos de cadeias de frango de corte existentes no Paraná. A pesquisa realizada foi aplicada em nível exploratório, cuja coleta e tratamento dos dados ocorreram de forma qualitativa. A fonte de dados foram relatórios de pesquisa recentes sobre a avicultura de corte paranaense (IPARDES, 2002; SILVA e ZANATTA, 2002; MENDES e SALDANHA, 2004; LIBARDI e SCHORR, 2004) e informações da associação de classe (UBA – União Brasileira dos Avicultores), de comércio exterior (MDIC – Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e de emprego (RAIS – Ministério do Trabalho e Emprego). A partir da identificação de quatro tipos de cadeia no Paraná (líderes, seguidoras cooperativadas, seguidoras não cooperativadas exportadoras e seguidoras não cooperativadas e não exportadoras), verificou-se maior qualificação e remuneração nas cadeias exportadoras, cuja governança ocorre sempre pela empresa abatedora. Há uma estrutura da cadeia similar, porém modifica o controle das etapas, por meio da governança exercida em cada uma. As líderes e seguidoras cooperativadas possuem maior controle das etapas, minimizando seus riscos, enquanto as seguidoras não cooperativas detêm, em maior parte da cadeia, uma governança por mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-04-2007

Como Citar

SILVA, C. L. da; SAES, M. S. Estruturas e características da cadeia de valor a partir do tipo de governança: Uma avaliação preliminar da avicultura de corte paranaense. Informe GEPEC, [S. l.], v. 9, n. 1, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v9i1.224. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/224. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos