A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR ACERCA DOS ATRIBUTOS DA CARNE SUÍNA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA IES

Luiz Eduardo Leite de Moura, Gustavo Quiroga Souki, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima

Resumo

O estudo do comportamento dos consumidores de carne suína é fundamental para que os participantes da cadeia produtiva possam gerenciar melhor os seus planos de marketing. O objetivo por meio desse trabalho é o de identificar quais são os principais atributos que são valorizados pelos consumidores. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foram realizadas entrevistas em profundidade com consumidores, cujos resultados foram utilizados para a confecção do questionário. Depois foi realizado um pré-teste para possíveis correções e cálculo da amostra. Obteve-se 456 questionários válidos. Na análise de dados, por meio da análise fatorial foram identificados quatro fatores: “garantias e segurança”, “comodidade e versatilidade”, “aspectos nutricionais e de saúde” e “aspectos sensoriais”, formados pelos 27 aspectos da carne suína que os consumidores valorizam. Observou-se que os dez atributos considerados mais importantes estão contidos nos fatores “aspectos sensoriais” e “garantias e segurança”. Também foi calculada a confiabilidade interna das quatro subescalas formadas por cada fator e os resultados foram muito bons e adequados. Ainda na análise de dados, a análise de cluster indicou dois grupos, formados entre homens e mulheres sendo que as mulheres são mais exigentes em relação à qualidade do produto do que os homens.

Palavras-chave

gestão de produtos; comportamento do consumidor; carne suína.

Texto completo:

PDF