Análise de estratégias de comercialização dos derivados de algodão naturalmente colorido do Estado de Mato Grosso

Autores

  • Sonia Sueli Serafim de Souza
  • Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
  • Sandra Cristina de Moura Bonjour
  • José Manuel Carvalho Marta

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v9i2.304

Resumo

Trabalhos recentes apontaram que o fluxo de produtos de origem familiar dentro da cadeia produtiva de derivados de algodão era precário, mas não investigaram quais as possíveis formas de comercialização para o algodão colorido (e seus derivados) de origem familiar de Mato Grosso. O objetivo geral foi analisar a cadeia de derivados do algodão naturalmente colorido (fiação, tecelagem e confecções) e as estruturas de comercialização da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso. O modelo teórico baseou-se nos conceitos de estrutura de mercado e oligopólio. Detectaram-se o desconhecimento dos produtos nos diferentes níveis analisados, a falta de uniformidade da pluma e a necessidade de desenvolver etapas subseqüentes de beneficiamento, fiação e tecelagem para apresentar o produto ao mercado, desenvolvendo assim novas estruturas de comercialização para o produto de origem familiar. São necessárias melhores divulgação e organização para tornar a cadeia economicamente viável. Sugerem-se alternativas para os fluxos de produtos em estruturas de comercialização alternativas e nichos específicos.

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Publicado

24-04-2007

Como Citar

SOUZA, S. S. S. de; FIGUEIREDO, A. M. R.; BONJOUR, S. C. de M.; MARTA, J. M. C. Análise de estratégias de comercialização dos derivados de algodão naturalmente colorido do Estado de Mato Grosso. Informe GEPEC, [S. l.], v. 9, n. 2, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v9i2.304. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/304. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos