Influência da infra-estrutura de transporte sobre a competitividade da soja mato-grossense

Autores

  • Celso Correia de Souza
  • Cirineu Busanelo
  • Edison Rubens Arrabal Arias
  • José Francisco dos Reis Neto

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v14i2.3792

Palavras-chave:

Produção de soja, transporte de soja, hidrovias mato-grossenses, planejamento regional, planejamento e políticas públicas.

Resumo

A eficiência dos produtores de soja mato-grossense não é suficiente para garantir competitividade no mercado externo. Para garantir essa eficiência é necessária que se tenha à disposição uma eficiente infra-estrutura de transporte que permita que os insumos cheguem com fretes razoáveis e permita, principalmente, o escoamento do grão produzido sem que se perca a vantagem competitiva perante os concorrentes do mercado externo dessa commodity. O objetivo deste trabalho foi verificar a redução possível de custos com a utilização de rotas alternativas para o escoamento da soja produzida em Mato Grosso, visando ao mercado externo. Para a realização deste trabalho foram levantados valores médios dos fretes dos três principais modais de transporte (rodoviário, ferroviário e hidroviário) e as distâncias entre as regiões produtoras, os terminais intermodais e os portos brasileiros. Verificou-se ser possível economizar aproximadamente US$ 67.75 por tonelada de soja exportada com a melhoria da infra-estrutura desses meios de transporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-12-2010

Como Citar

SOUZA, C. C. de; BUSANELO, C.; ARIAS, E. R. A.; REIS NETO, J. F. dos. Influência da infra-estrutura de transporte sobre a competitividade da soja mato-grossense. Informe GEPEC, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 78–95, 2010. DOI: 10.48075/igepec.v14i2.3792. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/3792. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos