O processo de urbanização e a preservação do direito à moradia em cidade de médio porte: um estudo de caso do Jardim Coopagro (Toledo/PR)

Autores

  • Zelimar Soares Bidarra

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v10i2.392

Resumo

O presente artigo examina conhecimentos e alternativas que o poder público e a sociedade podem dispor para subsidiar a preservação do direito a moradia daqueles que estão nas condições de vulnerabilidade social, porque não conseguem arcar com os custos econômicos da manutenção da propriedade territorial que tem o caráter específico de moradia. Pretende-se que o exercício do direito à moradia possa expandir-se em conformidade com o estabelecimento de padrões compatíveis com as necessidades habitacionais daqueles que também devem ter preservado o direito de permanecer na cidade. As descobertas proporcionadas pela pesquisa realizada buscam contribuir para com os setores do poder público municipal que são responsáveis pelas ações de planejamento urbano e de moradia, de trabalho e renda, bem como de benefícios assistências. É fundamental que esses tenham à sua disposição informações que auxiliem na tomada de decisão com relação aos investimentos públicos de cunho social que precisam continuar sendo feitos na realidade das periferias das cidades em intensificados processos de urbanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BIDARRA, Z. S. O processo de urbanização e a preservação do direito à moradia em cidade de médio porte: um estudo de caso do Jardim Coopagro (Toledo/PR). Informe GEPEC, [S. l.], v. 10, n. 2, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v10i2.392. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/392. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos