Inserção comercial externa e dinâmica territorial no Brasil: especialização regressiva e desconcentração produtiva regional

Autores

  • Fernando Cezar de Macedo
  • José Micaelson Lacerda Morais

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v15i1.5077
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

inserção externa, estrutura produtiva, dinâmica territorial

Resumo

A análise do setor externo permite compreender a conexão entre a estrutura das economias regionais de um país (em diferentes escalas) e a economia global e, ao mesmo tempo, como são definidas e redefinidas as relações econômicas intra e inter-regionais. O objetivo deste artigo é verificar os efeitos da maior internacionalização da estrutura produtiva no desempenho das economias regionais e urbanas no período pós-1990, com especial ênfase para o período pós-2002, quando a economia do Brasil voltou a crescer impulsionada pelo dinamismo do comércio mundial, particularmente influenciada pelo “efeito-China”. Os resultados mostram que o tipo de inserção comercial do país - com forte presença de recursos naturais e queda na participação da indústria de transformação -, reforçou o processo de desconcentração produtiva regional ao acionar à base mineral e ao incorporar novas áreas da fronteira agropecuária à acumulação capitalista, especialmente na região Norte, Centro-Oeste e cerrados do Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28-06-2011

Como Citar

MACEDO, F. C. de; MORAIS, J. M. L. Inserção comercial externa e dinâmica territorial no Brasil: especialização regressiva e desconcentração produtiva regional. Informe GEPEC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 82–98, 2011. DOI: 10.48075/igepec.v15i1.5077. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/5077. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos