Uma análise dos contratos no sistema agroindustrial suinícola no Oeste paranaense pela ótica da mensuração e da transação

Autores

  • José Paulo de Souza
  • Sandra Mara Schiavi Bánkuti

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v16i2.5144
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Sistemas Agroindustriais, Custos de transação, Custos de mensuração

Resumo

Neste artigo discutem-se os aspectos que podem justificar a adoção de estrutura por contratos para conduzir o fornecimento de matéria prima, pelo segmento produtor, para o segmento processador de carne suína no estado do Paraná. Especificamente nesse estado, o desempenho da cadeia merece destaque, e o entendimento dos fatores e condições que explicam as escolhas na forma dos arranjos, e a preferência por contratos de integração, identificam a principal contribuição do estudo. O estudo sustentou-se teorias da ECT e da ECM. Sua execução, sustentada em pressupostos qualitativos e pesquisa empírica de cunho descritivo, identificou que as razões que justificam a escolha por contratos estão na percepção de que as transações se caracterizam não só por maiores níveis de coordenação e especificidade, como também por controle mais elevado, considerando a assimetria de poder na relação. Apesar da presença de ativos específicos, a possibilidade de mensuração dos atributos e sua inserção em contrato viabilizam o arranjo contratual, em detrimento à integração vertical. Assim, a formalização contratual parece indicar estrutura de governança apropriada para o processador, propiciando padronização, reduzindo custos de transação e garantindo direito de propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-03-2014

Como Citar

SOUZA, J. P. de; BÁNKUTI, S. M. S. Uma análise dos contratos no sistema agroindustrial suinícola no Oeste paranaense pela ótica da mensuração e da transação. Informe GEPEC, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 79–97, 2014. DOI: 10.48075/igepec.v16i2.5144. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/5144. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos