Projeção Demográfica De Pequenas Áreas Integrada A Projeções Econômicas: Um Estudo De Caso A Partir De Cenários De Migração Na Região Do Alto Paraopeba, Minas Gerais

Autores

  • Alisson Flávio Barbieri
  • Reinaldo Onofre dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v15i3.6260

Palavras-chave:

dinâmica demográfica, migração, projeção de pequenas áreas, Alto Paraopeba.

Resumo

O objetivo principal desse trabalho é discutir uma proposta de projeção demográfica para pequenas áreas a partir de cenários de crescimento econômico em que a migração e pendularidade do trabalho são, no curto e médio prazo, os elementos mais importantes da dinâmica demográfica regional. Utiliza-se como estudo de caso a região do Alto Paraopeba em Minas Gerais, que contará, em um período de quinze anos, com grandes investimentos no setor minero-siderúrgico. Os efeitos resultantes desses investimentos, particularmente em termos de geração de empregos, serão traduzidos em mudanças demográficas, com a ampliação da imigração e, por conseguinte, do crescimento populacional. Os investimentos também alterarão o padrão de desenvolvimento regional e impõem aos planejadores o desafio de atender a população crescente com serviços e infra-estrutura. Como forma de investigar esses cenários, é discutida uma metodologia de projeção para a região e seus municípios a partir de técnicas sensíveis a mudanças econômicas. Para essa finalidade, será discutida a utilidade de uma técnicas de projeção de pequenas áreas que faz parte de um conjunto de técnicas conhecidas como ratio methods. O artigo propõe ainda uma discussão, a partir da literatura, sobre as relações entre dinâmica populacional, crescimento econômico e planejamento regional, a qual servirá de suporte para a interpretação e discussão dos resultados do estudo de caso. Em particular, discute-se a necessidade de aprimorar as metodologias em estudos demográficos de forma a incluir técnicas mais sensíveis à migração, componente demográfico que responde mais rapidamente a variações econômicas regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BARBIERI, A. F.; DOS SANTOS, R. O. Projeção Demográfica De Pequenas Áreas Integrada A Projeções Econômicas: Um Estudo De Caso A Partir De Cenários De Migração Na Região Do Alto Paraopeba, Minas Gerais. Informe GEPEC, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 72–88, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v15i3.6260. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/6260. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos