Em Busca De Um Emprego... Mas Não Em Qualquer Lugar Oportunidades De Emprego Como Um Dos Condicionantes Dos Fluxos Migratórios Na RM De Campinas

Autores

  • Tiago Augusto da Cunha
  • Silvana Nunes de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v15i3.6261

Palavras-chave:

migração, fluxos populacionais, mercado de trabalho

Resumo

No presente artigo maiores ou menores oportunidades de emprego frente ao mercado de trabalho são encaradas como “proxy” para o surgimento tanto de forças centrípetas (repelem população – áreas de origem) quanto centrífugas (convergem para si fluxos populacionais – áreas de destino). O principal objetivo deste artigo é mapear os fluxos migratórios intrametropolitanos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a partir da relação entre estes e a geração de empregos nos seus dezenove municípios. Para tanto, faz-se uso de indicadores como: saldo migratório, estoque de empregados e movimentação do emprego. Tais indicadores apontam para os papéis assumidos pelos municípios da região ao longo da década de 1990, delineando quais foram no passado e quais são no presente as principais localidades de origem e de destino dos fluxos migratórios. Para captar a dinâmica migratória, as fontes de dados utilizadas foram os Censos Demográficos de 1991 e 2000, que possibilitam uma visão geral das alterações e transformações nos fluxos migratórios intrametropolitanos para o período intercensitário em questão. Por sua vez, a base de dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) foram utilizadas para acompanhar a evolução do mercado de trabalho formal na RMC, ao longo da década de 1990. O mapeamento dos fluxos migratórios foi elaborado através do software público de Sistema de Informações Geográficas (SIG) “TerraView”, sendo a base de dados tabulada com o auxílio do pacote estatístico “SPSS”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA CUNHA, T. A.; NUNES DE QUEIROZ, S. Em Busca De Um Emprego... Mas Não Em Qualquer Lugar Oportunidades De Emprego Como Um Dos Condicionantes Dos Fluxos Migratórios Na RM De Campinas. Informe GEPEC, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 89–106, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v15i3.6261. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/6261. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos