Universidade e Desenvolvimento: a concepção de desenvolvimento da UTFPR Câmpus Pato Branco

Autores

  • Joelma Busato
  • Maria de Lourdes Bernartt

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v16i2.6472

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco, Sudoeste do Paraná.

Resumo

O presente artigo visa apresentar a concepção de desenvolvimento da UTFPR Câmpus Pato Branco a partir de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da mesma universidade. Para tanto, fez-se uso da abordagem qualitativa, com a investigação pautada em três fontes: documentos institucionais, fala dos dirigentes do Câmpus e participação do mesmo em uma instância de desenvolvimento presente na região, o Grupo Gestor do Território Sudoeste do Paraná (GGETESPA). Os resultados evidenciaram a carência de clareza do Câmpus em relação ao desenvolvimento, bem como a carência de uma política institucional consistente sobre desenvolvimento. Embora nas falas dos entrevistados tenham predominado menções que evidenciam uma visão economicista de desenvolvimento, o Câmpus apresenta iniciativas relevantes que vêm contribuindo com discussões e ações em torno do desenvolvimento da região sudoeste do Paraná. Pode-se concluir que a UTFPR Câmpus Pato Branco, inserida nas contradições da sociedade capitalista, é reflexo dessas contradições. Portanto, falar em desenvolvimento no interior de uma universidade é considerar o quanto esta vem sendo influenciada e cobrada pelas novas necessidades do capital e o quanto ela pode contribuir para o enfrentamento dessa realidade, apresentando possibilidades e limites à construção de um projeto emancipador de educação e de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-03-2014

Como Citar

BUSATO, J.; BERNARTT, M. de L. Universidade e Desenvolvimento: a concepção de desenvolvimento da UTFPR Câmpus Pato Branco. Informe GEPEC, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 131–149, 2014. DOI: 10.48075/igepec.v16i2.6472. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/6472. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos