A CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRADA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE REPOSIÇÃO DE PRODUTOS EM SUPERMERCADOS: O CASO DO SUPERMERCADO CAITÁ

Autores

  • Humberto Giovine

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v2i1.13574

Palavras-chave:

Cadeia de Suprimentos Integrada. Desabastecimento. Reposição de Produtos.

Resumo

O varejo no Brasil, seguindo uma tendência mundial, assumiu uma característica de concentração em grandes redes. Este fenômeno se viu especialmente no setor de supermercados onde predominam marcas como as Redes Pão de Açúcar, Carrefour, Sonae, Sendas. Entretanto apesar de seu gigantismo estas empresas sofrem com os efeitos da concorrência, evolução tecnológica, e principalmente pela dificuldade em manter um processo eficiente de reposição dos produtos nas gôndolas. Este artigo estuda o ciclo de reposição do Supermercado Caitá, suas falhas, formas de correção, e a importância de uma cadeia de suprimentos integrada como facilitador neste processo e fator de vantagem competitiva. Utilizou-se a metodologia da entrevista, pesquisa bibliográfica, e pesquisas na internet. Este trabalho de pesquisa possibilitará um melhor entendimento do processo da reposição de produtos no varejo, a necessidade da integração de sua cadeia de suprimentos a fim de eliminar os problemas verificados, e a importância desta integração para a otimização no atendimento aos clientes.   

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

GIOVINE, H. A CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRADA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE REPOSIÇÃO DE PRODUTOS EM SUPERMERCADOS: O CASO DO SUPERMERCADO CAITÁ. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p. 56–64, 2016. DOI: 10.48075/gdemrevista.v2i1.13574. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/13574. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos