DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO PARA O MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS - PR

Autores

  • Salatiel Turra Servidor Público do Departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB-PR).
  • Cármem Ozana de Melo Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.
  • Gerson Henrique da Silva Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i1.17178
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento Local. Desenvolvimento Regional.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o Índice de Desenvolvimento Sustentável - IDS do município de Dois Vizinhos-PR, por meio do Método do Painel de Sustentabilidade (Dashboard of Sustainability). Os resultados apontaram um IDS de 426 pontos (numa escala do painel de 0 a 1000), indicando uma performance ruim para o município. Com exceção da dimensão econômica que apresentou um índice de desenvolvimento sustentável de 600 pontos (acima da média de 500 pontos), as demais dimensões influenciaram negativamente na formação do IDS geral, com destaque para a ambiental. O resultado da pontuação alcançada indica a necessidade e a importância de esforços, tanto do setor público quanto do privado, para melhorar o IDS do município.

Biografia do Autor

Salatiel Turra, Servidor Público do Departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB-PR).

Graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.  Doutorando em Ciências Econômicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Cármem Ozana de Melo, Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

Graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em Economia. Doutorado em Energia na Agricultura.

Gerson Henrique da Silva, Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

Graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em  Economia Rual. Doutorado em Energia na Agricultura.

Downloads

Publicado

10-07-2017

Como Citar

TURRA, S.; MELO, C. O. de; SILVA, G. H. da. DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO PARA O MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS - PR. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 48–63, 2017. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i1.17178. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/17178. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos