GESTÃO NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.18045Palavras-chave:
Educação, Gestão Empresarial, Ensino Técnico, Percepção.Resumo
A sociedade brasileira precisa preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Abrir um pequeno negócio pode ser objeto de realização pessoal, e não apenas uma alternativa por falta de opção melhor. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção dos estudantes ingressantes no ensino técnico no IFRS – Campus Rio Grande, sobre gestão empresarial. Para isto foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de um questionário. Os dados foram coletados na disciplina de gestão empresarial, nas turmas de refrigeração, eletrotécnica, automação industrial e Proeja do IFRS. Como resultados, nota-se que a percepção dos estudantes sobre gestão, está mais centrada na ideia de que, a gestão está associada a organizar empresa, bem como organizar a vida pessoal. Pela análise fatorial, foi possível identificar que 72,9% do grupo associar a percepção de gestão, as funções de planejamento, organização, controle e direção, e que 27,1% associam gestão ao aspecto empreendedor, mostrando que os alunos do ensino técnico percebem a gestão com base no efetivo conceito de administração. Conclui-se que, a noção de gestão do estudante de nível médio é focada mais nas quatro funções da administração, sem perder a ligação com o aspecto empreendedor, e que muitas vezes existem boas ideias para serem aplicadas, mas que não são orientadas por um processo gerencial, em que sejam observados aspectos básicos que um gestor precisa conhecer e desenvolver, para atingir um bom nível de gestão negócio.
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