GESTÃO NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • Cristiane Gularte Quintana Universidade Federal do Rio Grande
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Débora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.18045
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, Gestão Empresarial, Ensino Técnico, Percepção.

Resumo

A sociedade brasileira precisa preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Abrir um pequeno negócio pode ser objeto de realização pessoal, e não apenas uma alternativa por falta de opção melhor. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção dos estudantes ingressantes no ensino técnico no IFRS – Campus Rio Grande, sobre gestão empresarial. Para isto foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de um questionário. Os dados foram coletados na disciplina de gestão empresarial, nas turmas de refrigeração, eletrotécnica, automação industrial e Proeja do IFRS. Como resultados, nota-se que a percepção dos estudantes sobre gestão, está mais centrada na ideia de que, a gestão está associada a organizar empresa, bem como organizar a vida pessoal. Pela análise fatorial, foi possível identificar que 72,9% do grupo associar a percepção de gestão, as funções de planejamento, organização, controle e direção, e que 27,1% associam gestão ao aspecto empreendedor, mostrando que os alunos do ensino técnico percebem a gestão com base no efetivo conceito de administração. Conclui-se que, a noção de gestão do estudante de nível médio é focada mais nas quatro funções da administração, sem perder a ligação com o aspecto empreendedor, e que muitas vezes existem boas ideias para serem aplicadas, mas que não são orientadas por um processo gerencial, em que sejam observados aspectos básicos que um gestor precisa conhecer e desenvolver, para atingir um bom nível de gestão negócio.

Biografia do Autor

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Educação para Gestão Ambiental Pública, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental e Empreendedorismo Sustentável.

 

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Débora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.

 

Downloads

Publicado

20-03-2018

Como Citar

QUINTANA, C. G.; QUINTANA, A. C.; MACHADO, D. G. GESTÃO NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 15–32, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i2.18045. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/18045. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos