A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA EFICÁCIA NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE UM BATALHÃO DE FORÇA DE PAZ DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Autores

  • Glauber Salustiano de Menezes Mello EsAO - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais
  • Ernani de Souza Guimarães Jr Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG
  • Argentino José Braga Bueno

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i1.21804
Agências de fomento

Palavras-chave:

Motivação. Força de Paz. Exército Brasileiro.

Resumo

Este trabalho tem como finalidade analisar e verificar como a motivação influencia no desempenho profissional do militar que atua em um Batalhão de Força de Paz do Exército Brasileiro. Este propósito será atingido por intermédio da descrição as atividades realizadas pelos militares e suas percepções, correlacionando com o modelo das motivações de Schwartz e Bilsky. Utilizou-se como método de pesquisa a pesquisa-ação, uma vez que um dos autores esteve presente em uma das missões de paz do Exército Brasileiro no Haiti. A análise dos dados foi feita pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a coerência entre o modelo das motivações de Schwartz e Bilsky e os dados deste estudo, tendo influência direta na motivação dos militares tanto fatores internos (intrínsecos) quanto externos (extrínsecos). Evidenciou-se ainda que os fatores considerados importantes para motivação podem ser agrupados em cinco grupos: Missão e valores; condições de trabalho e estruturas de apoio; Oportunidades de crescimento profissional e recompensas; Espírito de corpo (Equipe) e Liderança.

Biografia do Autor

Glauber Salustiano de Menezes Mello, EsAO - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais

Mestre em Operações Militares

Ernani de Souza Guimarães Jr, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Psicólogo, mestre em Adminsitração, professor universitário e coordenador do núcleo de graduação da área da Saúde no Centro Universtiário do Sul de Minas- Unis-MG

Argentino José Braga Bueno

Bacharel em Administração e História pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), pós-graduação em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), pós-graduação MBA em Marketing pelo Grupo Prisma de Educação, mestrado em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA/CNEC).

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

MELLO, G. S. de M.; GUIMARÃES JR, E. de S.; BUENO, A. J. B. A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA EFICÁCIA NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE UM BATALHÃO DE FORÇA DE PAZ DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 99–116, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i1.21804. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/21804. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos