AGRICULTURA FAMILIAR E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ESTRUTURAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL- RS

Autores

  • Guilherme Vaz Chiesa Universidade Federal do Pampa
  • Shirley Grazieli da SIlva Nascimento Universidade Federal do Pampa
  • Mariana Rockenbach de Ávila Pesquisadora visitante na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS.
  • Caroline Ferreira Mainardi Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.25351
Agências de fomento

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Qualidade e diversidade na alimentação.

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, sofreu diversos avanços com a implementação da Lei n° 11.947/2009 que refletiu na qualidade e diversidade da alimentação escolar e aumento da renda dos agricultores familiares, impulsionando a economia dos municípios. Todavia, alguns municípios brasileiros não conseguiram atender o percentual de compra mínima estabelecido pelo anterior governo federal. O presente artigo teve como questões norteadoras investigar os motivos que levaram a gestão do município de São Gabriel/RS a não adquirir o percentual mínimo de 30% de alimentos oriundos da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar do município, identificar quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos Agricultores Familiares para participarem do programa e analisar quais as oportunidades que estes percebem junto ao PNAE . Foi realizada uma pesquisa exploratória, através de imersões a campo em propriedades agrícolas familiares. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas em profundidade e observação não participante. A interpretação dos resultados se deu através de análise textual de discurso. Os principais resultados evidenciaram que existem pontos a serem corrigidos por parte da gestão do programa para que iniciativas como esta, ocorram de maneira mais efetiva.

Biografia do Autor

Guilherme Vaz Chiesa, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Administração pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (http://graduacao.urcamp.edu.br/?id=411341) . Atualmente é escriturário da Prefeitura Municipal de São Gabriel-RS, responsável pelo encaminhamento de diárias e prestação de contas e cursa Especialização em Gestão e Inovação no Agronegócio (PGAGRO) - UNIPAMPA campus Dom Pedrito

Shirley Grazieli da SIlva Nascimento, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Professora colaboradora do Programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2016). Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Mestre em Agronomia também pelo Programa de Pós- Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar, na linha de pesquisa de Desenvolvimento Rural Sustentável (2009). Especialista em Educação Ambiental pela Cesusc/SC (2008). Graduada em Tecnologia Ambiental ? com Ênfase em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005). Graduada no Programa Especial de Formação Pedagógica também pelo CEFET (2007). Possui experiência na área de Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, atuando nas seguintes vertentes: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, políticas públicas, consumo social de alimentos e educação ambiental.

Mariana Rockenbach de Ávila, Pesquisadora visitante na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS.

Possui graduação em Tecnologia em Agropecuária pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010). Na graduação recebeu a bolsa de Iniciação Científica do CNPq para trabalhar com pesquisa nas áreas de Nutrição animal e Forrageiras na Embrapa Pecuária Sul. É Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Trabalhou durante um ano no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsa DTI-C/CNPq) no projeto Rede de sítios de pesquisa ecológica de longa duração nos campos dos biomas Pampa e Mata Atlântica. É Doutora em Zootecnia - Departamento de Plantas Forrageiras: Área de concentração Melhoramento genético de plantas forrageiras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES na Universidad Pública de Navarra e no Instituto de Agrobiotecnología em Pamplona, Espanha, nas áreas de fisiologia vegetal e melhoramento genético de plantas. Trabalhou durante um ano como docente no Curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé (Faculdade IDEAU) ministrando disciplinas de Genética Agrícola, Melhoramento Genético de Plantas, Nutrição Animal e Bromatologia. Foi docente por dois anos, com término de contrato em março de 2019, nos Cursos de Tecnologia em Agronegócio e Enologia da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, ministrando os componentes de Comercialização de Produtos Agropecuários, Cadeias Produtivas Agrícolas, Contabilidade no Agronegócio, Fundamentos de Administração e Administração do Agronegócio. Realizou um pós-doutorado na Faculdade de Agronomia da Universidad de Buenos Aires (UBA) na área de Genética Agrícola. Comparticipou de uma pasantía posdoctoral no Instituto Nacional de Investigación Agropecuária do Uruguay, INIA La Estanzuela, na área de plantas forrageiras. É integrante do Núcleo de estudos e pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo- NASol da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, RS. Atuou como pesquisidora visitante no Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA) de Osorno, Chile, no Grupo de Pesquisa intitulado Meio Ambiente e Pecuária Sustentável com ênfase em Fertilizantes foliares em pastagens. Realizou uma pasantía pos doctoral no Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) de Bariloche, Argentina, com término em novembro de 2019, nas temáticas de pastagens naturais, qualidade forrageira e nutrição animal. Atualmente atua como Pesquisadora visitante na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, na temática de agropecuária sustentável e com bolsa da Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG).

Caroline Ferreira Mainardi, Universidade Federal do Pampa

raduada em Administração pela Universidade da Região da Campanha (2005). É doutora pelo "Programa de Gestión y Transferéncia del Conocimiento en las Organizaciones" pela Universidade de León (Espanha) e Doutorado em Administração UFRJ. É Administradora da Universidade Federal do Pampa desde 2007 onde atua diretamente na área de orçamento e finanças. Coordenou o Curso de Especialização em Agronegócios e atualmente é Coordenadora Substituta do Curso de Especialização em Gestão e Inovação no Agronegócio. Ainda, participa do Grupo de Pesquisa Gestão em Agronegócio e Desenvolvimento Rural ? GEADER, coordena projetos de pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

15-03-2021

Como Citar

CHIESA, G. V.; NASCIMENTO, S. G. da S.; DE ÁVILA, M. R.; MAINARDI, C. F. AGRICULTURA FAMILIAR E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ESTRUTURAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL- RS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 3–19, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i2.25351. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/25351. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos