A Revista Ideação é uma publicação semestral do Centro de Educação, Letras e Saúde da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Trata-se de um periódico interdisciplinar que se concentra nas áreas de Educação, Letras e Humanidades. A revista recebe contribuições com a perspectiva de divulgar a produção científica e aproximar pesquisadores das referidas áreas. Possui abrangência nacional, tanto em sua distribuição como em seu conteúdo. Publica artigos ou ensaios, resenhas, debates, comunicações e entrevistas.

Perspectivas
O
fortalecimento e a expansão deste veículo de divulgação científica é um dos objetivos principais. Para tanto, buscar-se-á ampliar sua divulgação junto ao maior número possível de projetos similares. Uma vez consolidada em âmbito nacional, a Revista Ideação buscará efetivar sua abrangência internacional, consolidando inicialmente o intercâmbio entre os paises do conesul, dado o posicionamento estratégico de sua localização, em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira.

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Ensaios

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Inicialmente é realizada uma avaliação técnica quanto à normatização das contribuições e sua equivalência às normas do periódico e também ao escopo do periódico, além de uma prévia detecção de similaridade.

As propostas de avaliação são realizadas por pares especializados na temática da submissão. São submetidas a pelo menos dois pareceristas ad hoc ou membros do conselho editorial, sendo a titulação mínima de mestrado para realização da avaliação. No caso de pareceres divergentes, uma terceira avaliação é realizada. Todo processo de avaliação é cego, e se garante o anonimato tanto de autores como dos avaliadores. Estimulamos o uso de detectores de similaridades também pelos avaliadores.

Reiteramos o compromisso com a divulgação científica e a política de tolerância zero em relação ao plágio acadêmico.

Semestral

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todos procedimentos da Revista Ideação são GRATUITOS: submissão, avaliação e publicação.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Conselho Editorial

UniversidadeFederal de Alagoas

Sonia Maria Lazzarini Cyrino

Indexadores da Revista

Latindex - UNAM - México: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

Sumários de Revistas Brasileiras - Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto

Portal de Periódicos CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

LiVre - Revistas de Livre Acesso - Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras - nstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

ROAD-Directory of Open Access Scholarly Resources

MIAR - Matriz de Información para el Análisis de Revistas

PKP - INDEX

CIRC - Clasificación Integrada de Revistas Científicas

ResearchBib - Academic Resource Index

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek

SJIF - Scientific Journal Impact Factor

WorldCat

LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

Política de Detecção de Similaridade

A revista Ideação tem uma política de tolerância de cerceamento ao plágio acadêmico, para tanto volta-se ao uso preliminar de dispositivos para detecção de similaridades. Para tanto, os manuscritos submetidos são avaliados pelo software CopySpider pela equipe técnica. Em qualquer detecção de parágrafos copiados sem a devida referência, o documento é devolvido aos autores.

Em consonâncias com as agências nacionais, as ações e orientações se encontram de acordo com as Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica.

A revista Ideação também identifica e se contrapõe à prática de autoplágio acadêmico.

As situações identificadas, salvaguardados o direito ao contraditório e de defesa, são passíveis de penalização junto à revista Ideação, com até suspensão/banimento de publicação por parte do autor. Para todos os procedimentos são observadas as normativas institucionais e legais que versam sobre a temática.