Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ideação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores (Português)

Ideação é um periódico interdisciplinar que recebe trabalhos originais inéditos (artigos originais, resenhas e entrevistas) nas áreas de Educação, Letras, Saúde e Humanidades.

Para submeter um trabalho à revista Ideação, o autor deve se cadastrar no Sistema.

A Ideação não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação ou publicação.

A seguir, seguem as diretrizes gerais para a submissão de seu trabalho. Em caso de  dúvidas, enviem mensagem para: ideacao@yahoo.com.br

 1) Sobre a submissão

As submissões devem ocorrer via sistema e todos os autores devem estar cadastrados e indicados como autores na submissão inicial, embora apenas um seja o responsável pela submissão e indicado para correspondência. Não será admitida inclusão de autores após o aceite.

No preenchimento dos metadados, atentar para o preenchimento de todos dados.

2) Sobre o manuscrito a ser submetido

Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista e se classifiquem nos gêneros:

  • Artigos originais que apresentem resultados de pesquisas inéditas, deverão tratar de temas teóricos ou práticos.
  • Ensaios –Exposição e discussão de ideias e pontos de vista sobre determinado tema, apresentando originalidade no enfoque do assunto tratado.
  • Resenhas de livros publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos;
  • Traduções de artigos ou ensaios que representem contribuição para os campos do saber que fazem parte do escopo da revista. Devem ser acompanhados de autorização do autor/periódico original.
  • Entrevistas realizadas com intelectuais, pesquisadores e docentes reconhecidos pela sua atuação em sua área do saber, que trate de temáticas abordadas pela linha editorial da revista e do interesse da sociedade.

Os trabalhos (artigos e resenhas) podem ser escritos em português, inglês ou espanhol e devem ter extensão .doc ou .docx.

Apresentação

Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas, com no máximo 8000 palavras.

A estrutura da versão inicial do artigo deve ter:

  • Título (no máximo, 15 palavras) em português, inglês ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto) e em inglês fonte tamanho 16;
  • Resumo (de 100 a 250 palavras), apresentando objetivos, referencial teórico, resultados e conclusão, em fonte tamanho 10, espaço simples, sem adentramento, com extensão de 100 a 250 palavras. Resenha não terá resumo;
  • Palavras-chave: três palavras-chave, correspondentes a conceitos gerais do trabalho. Resenhas também devem conter palavras-chave em português, espanhol ou francês (a depender da língua do texto) e as correspondentes em inglês; para área da saúde Decs ou Mesh.
  • É obrigatória a apresentação de Abstract (em inglês), seguido de três palavras-chave (Key words) em inglês.  Atenção: No caso do trabalho ser redigido em língua inglesa, deve-se apresentar resumo também em português.
  • Introdução;
  • Corpo do texto dividido em seções;
  • Duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 1,5. Subtítulos devem ser alinhados à margem esquerda;
  • Conclusão ou considerações finais;
  • Os títulos e subtítulos, grafados em MAIÚSCULO, iniciam-se pela INTRODUÇÃO e terminam com as REFERÊNCIAS.
  • Referências (ver mais informações a seguir)

Referencias:

As referências devem ser organizadas conforme as normas da ABNT - NBR6023

Alinhadas à esquerda, justificadas, sem adentramento. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução.

Referências a livros

Sobrenome Maiúsculo, primeiras letras dos nomes. Título da obra em itálico, seguido do nome do tradutor, se houver , nome da cidade, seguido de dois pontos, nome da Editora e ano de publicação:

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Referências a capítulos de livros

Sobrenome Maiúsculo, primeiras letras dos nomes. Título sem destaque, seguido do título da obra na qual o capítulo se insere em itálico, precedido de In, com dois pontos, identificação da obra e páginas do capítulo.

MISHLER, E.G. Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, L.P. e BAST OS, L.C. (Orgs.), Identidade: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 97-119.

Referências a artigos de periódicos

Sobrenome Maiúsculo, primeiras letras dos nomes. Título do artigo em redondo, seguido do nome do periódico em itálico, número do periódico e das páginas consultadas.

SAVIANI, D. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas. Ideação. v. 10, n.2, 2º. Semestre, 2008. p. 11-28.

Referências a dissertações e teses

Identificação do programa, seguido da instituição, cidade e ano.

CARON, M.F. Os selos da exclusão: efeitos de poder do psicodiagnóstico. Tese de Doutorado em Linguística. Unicamp, Campinas: 2004.

Citações

Segue-se a NBR 10520 da ABNT. O autor deve ser citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (NEVES, 2006).

Se houver coincidência de sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (LIMA, C., 1999) e (LIMA, R., 2002). Se a coincidência persistir, os prenomes devem vir por extenso: (LIMA, Cláudio, 1999) e (LIMA, Camila, 2002).

As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem vir discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (GIVÓN, 2002a, 2002b). Se o autor estiver citado no texto, apenas a data virá entre parênteses: Neves (2006) admite mais de uma forma...

Obras com até três autores, todos devem ter seus sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (MARTELLOTA; FURTADO; MEDIANEIRA, 2003). Se houver mais de três, indica-se o primeiro sobrenome, seguido de et. al. (MATEUS et al., 1985).

Em citações diretas, a(s) página(s) deverá(ão) seguir a data, após a vírgula e a indicação p.: (NEVES, 2006, p.102). Se o trecho corresponder a um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (NEVES, 2006, p.102-110).

A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.

A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Verdana, normal, tamanho 10, espaço simples.

Destaques em citações devem ser feitos em itálico e, após o número de página da referência, deve-se usar a expressão [grifo nosso] entre colchetes.

As citações em línguas estrangeiras devem ser traduzidas no corpo do texto com remissão à nota de rodapé em que será transcrito o trecho original. Não há necessidade de indicar que a autoria da tradução é do(s) autor(es) do artigo.

Trechos de outras obras do próprio autor devem ser devidamente referenciados.A autocitação deve ser justificada no contexto e não deve ultrapassar o limite de 15% do total de trabalhos citados.

Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente.

O nome do(s) autor(es) deve aparecer apenas no preenchimento dos metadados, quando da submissão. No arquivo inserido,o nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação de autoria devem ser retirados para permitir a avaliação cega.

Em caso de envio de tradução, o(s) autor(es) deve(m) enviar como documentos complementares: (1) a autorização de publicação do autor do original ou do editor da primeira publicação, caso este detenha os direitos autorais; (2) o texto na língua original. Em caso de original publicado na Web, deve vir a indicação da URL no campo "Comentários ao editor". Em caso de textos originais impressos, estes devem ser escaneados e anexados como documentos complementares.

OS TRABALHOS QUE NÃO SEGUIREM ESTAS ORIENTAÇÕES SERÃO INDEFERIDOS NA AVALIAÇÃO DE DESK REVIEW.

3) Sobre a autoria

São aceitos trabalhos de autores de qualquer titulação. Solicita-se, todavia, que esta esteja indicada nos metadados, em 'resumo de biografia'. 

Em caso de coautoria, os autores devem ser pessoas que contribuíram efetivamente para o trabalho e concordaram com essa indicação, pois assumirão publicamente a responsabilidade pelo conteúdo. 

Cada autor deverá submeter apenas um trabalho por chamada. A publicação de mais de um artigo, com a participação do mesmo autor (mesmo em coautoria), deverá obedecer ao intervalo mínimo de dois anos.

4) Sobre a versão pós-aceite

Nome dos autores: por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, um em cada linha, espaçamento simples entre eles (no caso de mais de um autor);

Filiação: em nota de rodapé, puxada do autor, na qual constem titulação, instituição de origem, cidade e estado e o endereço eletrônico do autor;

Financiamento: se o autor recebeu auxílio de órgãos de fomento à pesquisa, deve indicar a agência, em nota de rodapé.

Agradecimentos: opcionalmente, eles podem ser precedidos por este subtítulo e dois pontos, em um único parágrafo, de no máximo três linhas, justificadas, sem recuo, em espaçamento simples, duas linhas após o final do texto;

Informação complementar sobre o texto, em nota de rodapé puxada do título.

 


 

Guidelines for Authors (English)

 Ideação is an interdisciplinary journal that receives original unpublished manuscripts (original articles, book reviews and interviews) in the areas of Education, Letters, Health and Humanities.

To submit a manuscript to Ideação, the author must register and log in the system.

Ideação does not charge any fee for submission, evaluation, or publication.

Bellow you find the general guidelines for submitting your manuscript. If in doubt,  send a message to: ideacao@yahoo.com.br

 

To know all the editorial stages, access our editorial policy.

 

1) About submission

Submissions must be via the system and all authors must be registered and indicated as authors in the initial submission. Please, not that only one is responsible for the submission and indicated for correspondence. Inclusion of authors will not be accepted after the acceptance of the manuscript.

When filling in metadata, pay attention to filling in all data required.

 

2) About the manuscript to be submitted

Unpublished original works that fit the editorial policy of the journal are classified in the list right below:

• Original articles that present results of unpublished research. They should address theoretical or practical topics.

• Essays - Exposition and discussion of ideas and points of view on a given theme, presenting originality when focusing the subject.

• Reviews of books published in Brazil, in 1st edition, for a maximum of 2 years, and abroad, for a maximum of 3 years;

• Translations of articles or essays that represent a contribution to the fields of knowledge that belong to the scope of Ideação. They must be accompanied by authorization from the original author / journal.

• Interviews with intellectuals, researchers and professors acknowledged for their contributions in their area of knowledge, which deals with topics within the editorial line of Ideação and that represents the interest of society.

Papers (articles and reviews) can be written in Portuguese, English or Spanish and must have the extension .doc or .docx.

 

Presentation of the manuscript:

A4 size paper (21 cm X 29.7 cm), with 3 cm top and left margins, and 2 cm right and bottom margins. The font must be Times New Roman, size 12, spacing 1.5, justified paragraph with indentation of 1.5 cm. The file must not have formatting marks (style, tabs) or page numbers, with a maximum of 8000 words.

 

The structure of the initial version of the article must have:

• Title (maximum 15 words) in Portuguese, English or Spanish (depending on the language used in the body of the text) and in English font size 16;

 • Abstract (from 100 to 250 words), presenting objectives, theoretical framework, results and conclusion, in font size 10, simple space, without indentation, with an extension of 100 to 250 words. The book reviews need no abstracts.

 • Keywords: three keywords, corresponding to the general work concepts. Reviews must also contain keywords in Portuguese, Spanish or French (depending on the language of the text) and the corresponding ones in English; for Health area, DeCS or MeSH.

 • In case the manscript is written in Portuguese, the presentation of Abstract (in English) is mandatory, followed by three keywords (Key words) in English. Attention: In case the work is written in English, an abstract must also be presented in Portuguese.

 • Introduction;

 • Body of the text divided into sections;

 • Two lines below the keywords, between the lines 1.5, font size 12, justified, indentation of 1.5. Subtitles must be aligned to the left margin;

 • Conclusion or final considerations;

 • Titles and subtitles, spelled in UPPERCASE, begin with the INTRODUCTION and end with the REFERENCES.

 • References (see more information below)

 

References:

References must be organized according to ABNT norms - NBR6023

They must be left aligned, justified, without indentation. They should be organized based on the authors' surnames (arranged in alphabetical order) and, in the case of the same author, in the chronological sequence of publication of the works cited, two lines after the text or the acknowledgments. References to translated works must indicate the translation credits.

 

Reference to books

Capital surname, first letters of names. Title of the work in italics, followed by the name of the translator (if any), name of the city, followed by a colon, name of the Publisher and year of publication:

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

 

References to book chapters

Capital surname, first letters of names. Title without emphasis, followed by the title of the work in which the chapter is inserted (in italics), preceded by In, with colon, identification of the work and pages of the chapter.

MISHLER, E.G. Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, L.P. e BAST OS, L.C. (Orgs.), Identidade: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 97-119.

 

References to journal articles

Capital surname, first letters of names. Title of the article in round, followed by the name of the journal in italics, number of the journal and the pages.

SAVIANI, D. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas. Ideação. v. 10, n.2, 2º. Semestre, 2008. p. 11-28.

 

References to dissertations and theses

Program identification, followed by institution, city and year.

CARON, M.F. Os selos da exclusão: efeitos de poder do psicodiagnóstico. Tese de Doutorado em Linguística.Unicamp, Campinas: 2004.

 

Quotes

 
The NBR 10520 of ABNT follows. The author must be cited in parentheses, exclusively by surname, separated by a comma from the date of publication: (NEVES, 2006).

 

If there is a coincidence of surnames, the initials of their first names are added: (LIMA, C., 1999) and (LIMA, R., 2002).

 

If the coincidence persists, the first names must come in full: (LIMA, Cláudio, 1999) and (LIMA, Camila, 2002).

 

Quotes of works of the same author, published in the same year, must be broken down by lowercase letters after the date, without space: (GIVÓN, 2002a, 2002b). If the author is mentioned in the text, only the date will come in parentheses: Neves (2006) admits more than one way ...

 

Works with up to three authors, all must have their surnames indicated, separated by semicolons (MARTELLOTA; FURTADO; MEDIANEIRA, 2003). If there are more than three, the first surname is indicated, followed by et. al. (MATEUS et al., 1985).

 In direct citations, the page (s) must (s) follow the date, after the comma and the indication p .: (NEVES, 2006, p.102). If the excerpt corresponds to a range of pages, separate the initial from the final with a hyphen: (NEVES, 2006, p.102-110).

 

The direct quote, up to three lines, must be inserted in a common paragraph of the text, in double quotation marks. Single quotes will be used to indicate the quote within the quote.

 

The direct quotation, with more than three lines, must constitute an autonomous paragraph, justified, without quotation marks, highlighted with a 4 cm indentation from the left margin, in a Verdana font, normal, size 10, single space.

 

Highlights in citations should be in italics and, after the reference page number, the expression [emphasis added] should be used in square brackets.

 

Citations in foreign languages must be translated into the body of the text with reference to the footnote in which the original excerpt will be transcribed. There is no need to indicate that the author of the translation is the author (s) of the article.

 

Excerpts from other works by the author himself must be properly referenced. Self-citation must be justified in the context and must not exceed the limit of 15% of the total works cited.

Notes: must be placed at the bottom of the page and numbered sequentially.

 

Attention: The name of the author (s) must appear only when filling in the metadata when submitting. In the inserted file, the name of the author (s) and any form of identification of authorship must be removed to allow blind evaluation.

 

In case of sending a translation, the author (s) must (as) send as complementary documents: (1) the publication authorization of the author of the original or the editor of the first publication, if the latter holds the copyright; (2) the text in the original language.

 

In the case of an original published on the Web, the URL must be indicated in the "Comments to the editor" field. In the case of printed original texts, these must be scanned and attached as complementary documents.

 

WORKS THAT DO NOT FOLLOW THESE GUIDELINES WILL BE INDEFERRED IN DESK REVIEW EVALUATION.

 

3) About authorship

Ideação accepts manuscripts by authors of any degree. However, it is requested that this be indicated in the metadata, in 'biography summary'.


In case of co-authorship, the authors must be people who have effectively contributed to the work and agreed with this indication, as they will publicly assume responsibility for the content.


Each author must submit only one paper per call. The publication of more than one article, with the participation of the same author (even in co-authorship), must obey the minimum interval of two years.

 

4) About the post-accepted version

Authors' names: in full, two lines below the title, aligned to the right, one on each line, single spacing between them (in the case of more than one author);

 

Affiliation: in a footnote, drawn by the author, which includes the title, institution of origin, city and state and the author's e-mail;

 

Funding: if the author received assistance from research funding agencies, he must indicate the agency in a footnote.

 

Acknowledgments: optionally, they can be preceded by this subtitle and colon, in a single paragraph, of a maximum of three lines, justified, without indentation, in simple spacing, two lines after the end of the text;

Additional information about the text, in a footnote drawn from the title.

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

    The submission implies that the manuscript has not been published previously and that it is not being considered for publication elsewhere; otherwise justify in “Comments to the Editor”.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).

    The file format has to be Microsoft Word, OpenOffice or RTF (since it does not exceed 2MB).

  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.

    The websites (URLs) mentioned in the manuscript (e.g.: http://www.unioeste.br) have to be active and ready for clicking.

  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

    The manuscript must be formatted with simple spacing; font 12; italics instead of underlined (except URLs). The insertion of figures, photographs, tables and charts should be in the text, NOT at the end.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors, on the About Journal page.

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

    The author´s identification will be removed from the file and from the Properties option (Microsoft Word), ensuring the journal secrecy policy, in the case of submission to a peer-reviewed section (e.g.: articles), according to the instructions available under Ensuring blind peer evaluation.

 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

Copyright Statement

Creative Commons Copyright Notice

Policy for free access journals

 Authors who publish in this journal agree to the following terms:

 1 Authors retain their copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the work sharing with recognition of the authorship and first publication in this journal.

 2 Authors are authorized to assume additional contracts separately, to non-exclusively distribution of the paper version published in this journal (e.g.: publish it in institutional repositories or as book chapter), with recognition of the authorship and first publication in this journal.

3 Authors are permitted and encouraged to publish and to post their work online (e.g.: publish in institutional repositories or on their website)  prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (see The Effect of Open Access).

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commecial-ShareAlike 4.0 International license, permitting sharing, copying, distribution, exhibition, reproduction of the whole or parts since there is not commercial purpose and the authors and source are mentioned.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.