Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Ideação?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

1. Os textos enviados à revista serão publicados nas seguintes seções:

Artigos - com até 20 laudas - deverão tratar de temas teóricos ou práticos, cujas teses possam ser apresentadas conclusivamente.
Resenhas - com até 6 laudas - apreciarão obras relevantes publicadas nos últimos 18 meses.
Comunicaçõescom até 15 laudas - compreende relatos brevessobretemasinerentes as humanidades, trabalhos de pesquisaouprojetos, emandamentoouemfaseinicial.
Entrevistas – realizadas comintelectuais, pesquisadores, docentessobretemáticas abordadas pelalinhaeditorial da revista. Semlimitação do número de laudas.

As
colaborações deverão ser acompanhadas de ofício do autor (contendo formação, endereçoeletrônico e telefoneparacontato) ao ConselhoEditorial, solicitando apreciação para publicação na Ideação.

2. Os
originais poderão ser apresentados emPortuguês, InglêsouEspanhol, contendo:

a) No
início, duas versões do resumo: uma emportuguês e outraeminglês. No caso de textos em espanhol haverá a necessidade do resumo também em espanhol.

b) Os resumosemTimes New Roman, tamanho 10, de150 a 200 palavras, acompanhados de três a cinco palavras-chave.

c) O
textoprincipalemTimes New Roman, tamanho 12, espaço1,5; citaçõesseguidas de sobrenome do autor (caixa alta), ano, vírgula, p. (número da página), tudo entre parênteses;expressões estrangeiras emitálico; notas de rodapé numeradas em superscript; todas as margens devem medir 3cm.


3.
Estrutura dos Trabalhos

a) Os artigos devem ser enviados sem o nome do autor , com DOIS
Títulos na primeira página, um em português e outro em inglês;
b) Os artigos devem ser enviados em formato word.doc;
c) As resenhas devem vir acompanhadas de todas as informações para
a identificação do livro ou da fonte de referência (autor , título
original, tradutor , se houver , edição, local, editora, ano de publicação).

4.Referências do Texto

a) Referências a autores.
As referências a autores devem ser feitas no corpo do texto e ser acompanhadas das seguintes informações, conforme exemplos abaixo:

1) sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses, quando não houver citação textual.
Exemplo: Ressaltamos que Silverman (2009) lembra que não hámétodo certo a seguir ...


2) sobrenome do autor , com o ano e a página entre parênteses, nos casos em que houver citação textual.
Exemplo: Neste sentido, segundo Silverman (2009, p.93), “o pesquisador de campo está sempre dividido entre a necessidade de estreitar a análise...”.


3) sobrenome do autor em MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação, quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses. Exemplo: Os cientistas são tratados como uma coletividade que tem objetivos e práticas estáveis... (SIL VERMAN, 2009).


b) Citações

Citações com até três linhas permanecem no corpo do texto,destacadas apenas por aspas e sem itálico.
Citações de mais de três linhas devem vir SEM ASPAS, sem itálico,destacadas em parágrafo próprio, em espaço “simples”, com letra de tamanho nº 11, com recuo de três centímetros das duas margens esquerda e direita do texto e separadas dos parágrafos anterior e posterior por uma linha a mais.


c) Notas de rodapé


Devem ser apenas de caráter explicativo e constar como números sobre-escritos no corpo do texto, remetendo aos respectivos números no rodapé da página. Devem ser escritas na letra do texto, nº 10.


d) Referências Bibliográficas


Três linhas abaixo do final do texto do artigo, digitar: Referências Bibliográficas (que incluem as Referências Bibliográficas e as eletrônicas).


1) Sobrenomes 

Sobrenomes de todos os autores citados no corpo do texto devem vir nesta seção elencados em ordem alfabética, em caixa alta, seguidos das primeiras dos demais nomes, como no exemplo: MARCUSCHI, L.A.
SIL VERMAN, D .


2)  Referências a livros

Título da obra em  itálico, seguido do nome do tradutor , se houver , nome da cidade, seguido de dois pontos, nome da Editora e número do volume. Exemplo: ELIAS, N.  A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1994.

3)  Referências a capítulos de livros

Título em redondo (sem destaque), seguido do título da obra na qual o capítulo se insere em itálico, precedido de In, com dois pontos. Exemplo: MISHLER, E.G. Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, L.P. e BAST OS, L.C. (Orgs.), Identidade: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002,
p.p. 97-119.


4)  Referências a artigos de periódicos

título do artigo em redondo, seguido do nome do periódico em itálico, número do periódico e das páginas consultadas. Exemplo: SAVIANI, D . T eorias pedagógicas contra-hegemônicas.  Ideação. V . 10, no.2, 2º. Semestre, 2008, p.p. 11-28.


5) Referências a dissertações e teses

título em itálico, seguido das demais informações, conforme o exemplo: CARON, M.F .  Os selos da exclusão: efeitos de poder do psicodiagnóstico .  Tese de Doutorado em Linguística. Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2004.


6)  Referência a documento eletrônico

informar o título dotrabalho e demais dados da pesquisa. Exemplo: SIL V A, E.T . da. Livros didáticos: do ritual de passagem a ultrapassagem. Em aberto. Brasília, 1996, p.p. 8-11. Disponível em: Acesso em: 14 fev . 2009.


5. Fotos, Figuras e Gráficos


Os textos enviados à Ideação que contenham fotos, figuras e gráficos, serão publicados somente em preto e branco. Fotos e figuras devem ser enviados também em arquivos separados salvos em formato TIFF ou JPG com 300 DPI de resolução.


OBS. O
nãocumprimento das normas da revista Ideação implica na recusa da colaboração.


Endereço para correspondência:

Unioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Foz do Iguaçu
Centro de Educação e Letras
ConselhoEditorial da Revista Ideação
Av. Tarquínio Joslin dos
Santos, 1300
Bairro: Polo Universitário
Foz do Iguaçu - Paraná
CaixaPostal 961 - CEP 85870-650
Fone: (045) 3576-8118
Endereçoeletrônico: ideacao@yahoo.com.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.