A EXPERIÊNCIA DE SER NEGRO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Myriam Siqueira da Cunha
  • Alexandra da Silva Braga
  • Rubilar Simões Junior

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v16i2.10572

Palavras-chave:

Discriminação, Ambiente escolar, Experiência vivida, Auto-segregação e Fortalecimento.

Resumo

Este estudo objetivou compreender a experiência de ser negro, dentro do ambiente escolar, na perspectiva de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública municipal, da cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Diante do objetivo proposto, a escolha metodológica foi pela abordagem qualitativa e pelo método fenomenológico-hermenêutico. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade, realizadas com dois participantes. Esse tipo de entrevista prevê a realização de uma série de três entrevistas: a primeira teve como foco a trajetória de vida dos estudantes; a segunda levou os participantes a reconstruir pormenores de suas experiências dentro do contexto; na terceira fase os estudantes foram convidados a refletir sobre o significado de suas experiências. A análise dos dados foi realizada buscando-se as unidades de significado nas narrativas que conduzissem ao tema fenomenológico. Como tema fenomenológico, que expressou a essência da experiência vivida pelos sujeitos, emergiu a auto-segregação como forma de fortalecimento. 

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Publicado

17-12-2014

Como Citar

DA CUNHA, M. S.; BRAGA, A. da S.; JUNIOR, R. S. A EXPERIÊNCIA DE SER NEGRO NO AMBIENTE ESCOLAR. Ideação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 48–67, 2014. DOI: 10.48075/ri.v16i2.10572. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/10572. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos