CRISE AMBIENTAL E MODERNIDADE: REFLEXÕES PARA A CIÊNCIA, A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE

Autores

  • Neimar Afonso Sornberger
  • Marli Renate von Borstel Roesler

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v17i2.12095
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

globalização, pensamento complexo, sustentabilidade.

Resumo

Este artigo teórico explora aspectos da Ciência e sociedade modernas, com ênfase nas externalidades advindas da extrema economização das sociedades e da fragmentação dos conhecimentos, que juntos geram racionalidade responsável pela desestruturação dos ecossistemas e por extrema degradação ambiental. São apresentados autores de diferentes áreas que contribuem para a compreensão da crise ambiental e demais crises advindas da contemporaneidade e suas mazelas. Traça-se um diálogo interdisciplinar para uma compreensão mais integral dos problemas socioambientais e, possibilidades para um novo tempo na Ciência. São usados caminhos pautados na interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e complexidade e nas sociedades em geral: sociedade de riscos, de alta modernidade, pós-modernidade. Conclui-se que, independente das nomeações e considerações dos autores citados, deve haver um compromisso para a estruturação de sociedades reflexivas e perceptivas às consequências de suas ações, capazes de reconhecer as necessidades e direitos de todos os seres humanos. E ao serem verdadeiramente racionais, podem agir em parcimônia com tais princípios.

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Publicado

17-12-2016

Como Citar

SORNBERGER, N. A.; ROESLER, M. R. von B. CRISE AMBIENTAL E MODERNIDADE: REFLEXÕES PARA A CIÊNCIA, A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE. Ideação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 9–27, 2016. DOI: 10.48075/ri.v17i2.12095. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/12095. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos