IMPORTÂNCIA DE LIBRAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Andrea Carolina Bernal Mazacotte Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17238
Agências de fomento

Palavras-chave:

Language of Signs, Libras, teaching.

Resumo

Resumo: A presente comunicação tem por objetivo apresentar a história da educação de surdos com o intuito de desmitificar as ideias presentes no nosso cotidiano que acabam por influenciar diretamente o contexto de sala de aula. Para atingir os objetivos, optou-se pela metodologia bibliográfca sobre os principais autores na área (SANCHEZ, 1990; MEADOW, 1980; MOURA, 2000; STOKOE, 1999; STROBEL, 2008). A partir de se compreender a importância histórica dos sujeitos surdos na sociedade, observamos que o professor ao ter esse conhecimento histórico consegue explicar de forma efetiva que as línguas de sinais são línguas que apresentam história, cultura e estrutura linguística e que sua falta de divulgação deve-se principalmente pelo um momento histórico mundial – Congresso de Milão – que oprimiu as línguas sinalizadas por 100 anos.

Biografia do Autor

Andrea Carolina Bernal Mazacotte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora da Unioeste/Campus Foz do Iguaçu. Licenciado em Letras/Libras – UFSC. Especialista em Educação Especial e Libras.

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Publicado

15-07-2017

Como Citar

BERNAL MAZACOTTE, A. C. IMPORTÂNCIA DE LIBRAS NA SALA DE AULA. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 213–227, 2017. DOI: 10.48075/ri.v18i1.17238. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/17238. Acesso em: 19 abr. 2024.