EFETIVIDADE E LIMITES DOS DIREITOS LINGUÍSTICOS NO BRASIL: ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES POLÍTICO-LINGUÍSTICAS SUBJACENTES A DECISÕES JUDICIAIS

Autores

  • Isis Ribeiro Berger
  • Maria Elena Pires Santos
  • Michele Siu Mui Yu

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i2.21227
Agências de fomento

Palavras-chave:

Política linguística. Direitos linguísticos. Decisões Judiciais.

Resumo

Este artigo tematiza a efetividade dos direitos linguísticos. Tem-se como objetivo, alicerçado em reflexões em torno do campo interdisciplinar da Política Linguística, analisar tomadas de decisões judiciais envolvendo questões linguísticas que incidem e interferem no resultado de julgamentos. Nesse sentido, discute-se a efetividade dos direitos linguísticos. Para proceder à discussão, o trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e eletrônica, a partir das quais tecem-se considerações acerca do panorama de diversidade de línguas existente no Brasil e das políticas linguísticas internas do país, que incidem na perspectiva aqui defendida do respeito e promoção do multilinguismo. As análises e reflexões presentes no trabalho reiteram a importância e a necessidade de discussões em torno das ações de gestão de línguas na esfera jurídica, considerando que, em muitos casos, embora haja todo um conjunto de leis linguísticas e orientações nacionais e internacionais que versem sobre o tema, a questão dos direitos linguísticos ainda carece de discussão.

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

BERGER, I. R.; PIRES SANTOS, M. E.; MUI YU, M. S. EFETIVIDADE E LIMITES DOS DIREITOS LINGUÍSTICOS NO BRASIL: ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES POLÍTICO-LINGUÍSTICAS SUBJACENTES A DECISÕES JUDICIAIS. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 42–65, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i2.21227. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/21227. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos