IDENTIDADE E VOCAÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Antonio Joaquim Severino

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23555
Agências de fomento

Palavras-chave:

Prática científica, Pós-Graduação, Pesquisa educacional, Ética na pesquisa.

Resumo

O ensaio defende ser a pós-graduação stricto sensu lugar da produção do conhecimento científico, razão pela qual se justifica a centralidade da pesquisa nesse espaço. Explicita cinco finalidades que configuranm as vocações desse grau de formação: produzir conhecimento novo, aprofundar o conhecimento da área de formação profissional, formar novos pesquisadores, qualificar o docente do ensino superior e formar intelectuais orgânicos na cultura da área. Para construir o conhecimento do objeto que aborda, a pesquisa apoia-se em suportes epistemológicos, metodológicos e técnicos. A referência epistemológica se reporta à concepção do pesquisador quanto à relação sujeito/objeto. A referência metodológica vincula-se ao modo pelo qual o pesquisador aborda seu objeto, em coerência com seu suporte epistemológico e referência técnica abrange os procedimentos operativos necessários para a aplicação da metodologia. A estratégia técnico-metodológica tem dois vetores: um geral, cuidando dos procedimentos gerais da ciência e outra, específica, dos procedimentos pertinentes a cada campo de conhecimento, em particular. Mostra que a vida científica no âmbito da pós-graduação envolve ainda outras exigências: a relevância social dos temas estudados; a sensibilidade política e a legitimidade ética.

Biografia do Autor

Antonio Joaquim Severino

Professor titular, aposentado, de filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação – GRUPEFE. 

Downloads

Publicado

12-11-2019

Como Citar

SEVERINO, A. J. IDENTIDADE E VOCAÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 9–22, 2019. DOI: 10.48075/ri.v20i2.23555. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23555. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos